Ambiente conclui primeira fase do Plano de Manejo Integrado

A Secretaria Municipal Adjunta do Ambiente concluiu, na sexta-feira (16/01), a primeira fase do Plano de Manejo Integrado das Áreas Naturais Protegidas de Maricá (PLAMINAP), que tem o objetivo de administrar a gestão dos ecossistemas e dos patrimônios naturais e culturais, os usos públicos e a implantação e manutenção das instalações. O documento oficial contempla cinco unidades de conservação municipais: Refúgio da Vida Silvestre de Maricá; Área de Proteção Ambiental Municipal das Serras de Maricá; Monumento Natural da Pedra de Itaocaia; Monumento Natural da Pedra de Inoã; e Área de Relevante Interesse Ecológico da Cachoeira do Espraiado.

Através do PLAMINAP, que é um relatório com dez capítulos distribuídos em 170 páginas, contendo um volume anexo com 81 páginas e 10 mapas temáticos, a secretaria estabelece um conjunto de diretrizes e ações que assegurem o cumprimento da Lei Federal 9.985/2000 e dos objetivos do Sistema Maricaense de Áreas Naturais Protegidas. Junto com leis, regulamentos, normas e procedimentos corporativos da Prefeitura, o documento estabelece como as unidades de conservação devem ser demarcadas, implantadas, operadas, monitoradas e financiadas pelos próximos dez anos.

O PLAMINAP foi inspirado em documentos semelhantes de planejamento de áreas protegidas utilizados em outros países, adequando-se a realidade de Maricá. Foi produzido ainda um mapa bilíngue das unidades de conservação, mostrando trilhas, mirantes e todos os atrativos turísticos, empregando pictogramas do Serviço de Parque dos Estados Unidos, que servirá para orientar os turistas e moradores a usufruírem das belezas naturais da cidade. Dentre outras atividades, o plano identifica as oportunidades de lazer e aventura e estabelece as diretrizes para implantação de infraestrutura e serviços turísticos para oito áreas recreativas: Área Recreativa Vale do Espraiado; Área Recreativa Vales do Silvado; Área Recreativa Mirante da Serra de Camburi; Área Recreativa Mirante de Maricá; Área Recreativa Farol da Ponta Negra; Área Recreativa Praia da Sacristia; Área Recreativa Galerias da Mina de Feldspato; e Área Recreativa Ilhas Maricá.