Passarela improvisada sobre o canal da Costa, em Itaipuaçu, é derrubada após ruir parcialmente

Equipe da Secretaria de Obras utilizou uma máquina retroescavadeira para realizar o trabalho de derrubada, que levou aproximadamente 30 minutos

Funcionários da Secretaria Adjunta de Obras de Maricá demoliram, na manhã desta segunda-feira (19/01), a  passarela improvisada sobre o canal da Costa, no Recanto de Itaipuaçu, onde cinco pessoas se feriram após o desabamento de  parte da estrutura na última quinta-feira (15). A equipe utilizou uma máquina retroescavadeira para realizar o trabalho de derrubada, que levou aproximadamente 30 minutos. Em seguida, os destroços foram retirados do leito e colocados na margem do canal para serem removidos definitivamente.

A demolição foi realizada após avaliação feita pelos técnicos da secretaria ter constatado uma série de irregularidades na construção da via de pedestres. Nela, foram utilizados como pilares, por exemplo, manilhas normalmente usadas na construção de poços e cisternas nas residências, não indicadas para essa finalidade e instaladas sem a base de sustentação necessária.

Sabe-se que há outras doze como esta ao longo do canal, todas construídas irregularmente. Justamente por conta dessa precariedade e dos riscos, a Prefeitura nunca recomendou a utilização de nenhuma delas pela população ou pelos turistas.  A orientação é para que procurem as pontes onde os carros também circulam. A Prefeitura planeja instalar dez estruturas apropriadas no lugar das que existem hoje e está definindo com qual material serão fabricadas, uma vez que a proximidade com o mar torna a ação da corrosão mais forte. A intenção é que estejam prontas até o fim desse ano.