Cineclube Henfil exibe “2001 – Uma Odisseia no Espaço” nesta quarta

Cineclube Henfil exibe “2001 - Uma Odisseia no Espaço” nesta quarta

O Cineclube Henfil de Maricá, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, apresenta, nesta quarta-feira (21/01), o clássico americano “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, do diretor Stanley Kubrick, considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. A sessão é gratuita e será realizada a partir das 19h, na Casa Digital, no Centro da cidade.

Produzido em 1968 e baseado no clássico homônimo da literatura, escrito por Arthur Clarke,  o filme ainda é atual em muitos aspectos, lidando com os elementos temáticos da tecnologia, inteligência artificial, filosofia e vida extraterrestre; antecipando também muitas das questões tecnológicas só consolidadas no século 21. O longa metragem mostra a evolução do homem, desde a sua emergência do mundo animal, passando pela descoberta da força (inteligência) para controlar os outros animais, até o domínio de uma tecnologia capaz de construir entidades de vida própria como o mega computador HAL. O filme também foi inovador por sua trilha sonora ao utilizar músicas de grandes mestres clássicos, como "Danúbio Azul", de Johann Strauss II e  "Also sprach Zarathustra" de Richard Strauss, esta recriada em uma versão jazzística consagrada, pelas mãos do pianista e compositor brasileiro Eumir Deodato. O longa conta com a atuação dos atores Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack, Robert Beatty, Daniel Richter, dentre outros.

Dentre os prêmios conquistados, “2001 – Uma Odisseia no Espaço” foi indicado, em 1969, a quatro Oscars, recebendo um por melhores efeitos visuais. No mesmo ano conquistou também os prêmios de melhores direção de arte, direção de fotografia e trilha sonora pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão" (BAFTA – British Academy of Film and Television Arts), além da indicação de melhor filme. O Cineclube Henfil exibe ainda na última quarta-feira do mês (dia 28/01) o filme "Era Uma Vez no Oeste", do diretor italiano Sergio Leone.

Curso grátis de cinema

A Secretaria Municipal Adjunta de Cultura irá retomar no próximo sábado (24/01) as aulas gratuitas do curso livre de cinema. Quem tiver interesse basta ir  diretamente a sede da secretaria (Rua Carlos Rangel, 51), das 10h às 12h. O projeto está voltado para a filmagem do filme “A Toca do Saci”.