Prefeitura recolhe peixes mortos na Barra de Maricá

Funcionários da Secretaria Municipal Adjunta de Obras já iniciaram o recolhimento de peixes mortos na região da lagoa da Barra de Maricá. O serviço foi iniciado tão logo se confirmou a ocorrência desse tipo de evento, que não era registrado em maior volume na cidade desde o carnaval de 2012 e usualmente está vinculado à períodos de forte calor e de estiagem, combinados com um aumento significativo da população.

A secretaria informa ainda que assim que se confirmou o problema, acionou a secretaria municipal adjunta do Ambiente, que por sua vez comunicou ao Instituto Estadual do Ambiente, órgão encarregado de realizar a medição da qualidade da água, e que define as causas da mortandade. Amostras da água já foram coletadas e aguarda-se agora o laudo. Ao Inea cabe, ainda, a decisão de abrir ou não o canal preparado sob a ponte da Barra com vistas à renovação e à oxigenação da água no complexo lagunar de Maricá.