Alunos do Pronatec recebem certificado

0
494
Alunos do curso de operador de informática receberam o certificado de conclusão de curso nesta quarta-feira (10/12)

A parceria entre a Secretaria de Assistência Social de Maricá e o Sest/Senat, que oferece qualificação profissional a jovens e adultos da cidade através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), formou uma nova turma nesta quarta-feira (10/12). A formatura ocorreu na Escola Municipal CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí, onde 16 alunos do curso de operador de informática receberam seus certificados de conclusão.

Os documentos foram entregues pela coordenadora do Pronatec em Maricá, Tereza Marques, e pelo coordenador técnico de formação do Sest/Senat, Antônio Assaf, que ressaltou a permanência dos alunos que concluem seus cursos. “Alguns deles já estão na fila de espera para os próximos cursos, para os quais ainda aguardamos a confirmação do governo federal. É bom ver o interesse deles”, elogiou Assaf.

Já Tereza Marques deu parabéns aos alunos pela persistência e reforçou que se trata de uma oportunidade única. “O curso oferece material didático gratuito e um auxílio transporte para o aluno se qualificar por 40 dias, num curso rápido. O bacana é que temos alunos de todas as idades, um deles com quase 80 anos. É algo que nos motiva”, afirmou ela.

Na turma que se formou nesta quarta-feira, havia um exemplo desta diversidade em família. No dia em que Iasmyn Freitas de Pádua, de 20 anos, se inscreveu no Pronatec, ela estava acompanhada da mãe que, para surpresa da filha, resolveu também fazer sua inscrição. Resultado: mãe e filha estudaram e se formaram juntas.

“Sempre quis aprender informática e nunca tinha tido uma chance dessas. No dia em que ela foi se inscrever, eu nem tinha pensado nisso, mas na hora resolvi fazer. Gostei muito”, garante a agente educacional Lucy Freitas Rangel, de 51 anos. A filha afirma que foi bom ter a mãe como colega de turma. “Foi legal porque uma deu força para a outra. Às vezes, estavam as duas cansadas e, se uma não quisesse vir à aula, a outra encorajava a ir”, revelou Iasmyn.

Atualmente, outras duas turmas estão em andamento no CAIC Elomir Silva: outra de operador e uma de montador de computador. Os próximos cursos deverão ser confirmados até janeiro. Quem quiser se inscrever deve comparecer à sede da Secretaria de Assistência Social de Maricá (na Rua Domício da Gama, no Centro) ou em um posto do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.