IPTU de Maricá com 15% de desconto até 30 de janeiro

Serão emitidos 93 mil carnês e guias poderão ser retiradas na internet a partir do dia 2 de janeiro

Prefeitura divulgou calendário de 2015 com abatimentos de 10% (até 20/02) e 5% (20/03). Imposto também poderá ser dividido em até 10 vezes sem juros

A Prefeitura de Maricá divulgou o calendário do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2015. Os contribuintes poderão quitar o imposto, em cota única, com 15% de desconto para pagamentos até 30 de janeiro, 10% até 20 de fevereiro e 5% para quem quitar até 20 de março. O IPTU também poderá ser dividido em até 10 vezes sem juros com a primeira prestação para o dia 20 de março. Ao todo, a Secretaria Municipal de Fazenda emitirá 93 mil carnês que serão entregues nas residências. A guia do IPTU estará disponível no portal da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br) a partir do dia 2 de janeiro.

O decreto nº 124, de 11 de novembro de 2014, foi publicado no Jornal Oficial do Município (JOM), no dia 24/11, e fixa datas e prazos para pagamento do imposto. A secretaria lembra que não houve aumento real de IPTU, já que a única correção (de 6,59%) se refere apenas à variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que considera o índice de inflação no período de outubro de 2013 a setembro de 2014. As guias do imposto poderão ser pagas em qualquer agência bancária ou em casas lotéricas.

Para facilitar e garantir a entrega dos carnês com maior eficiência, a Secretaria de Fazenda disponibilizou aos Correios mapas da cidade, feitos a partir do georeferenciamento de 2011 – iniciativa da Prefeitura em parceria com o BNDES que mapeou por satélite (aerofotogrametria) toda a área do município, corrigindo metragens e identificando novas construções. “Entregamos 50 mapas das ruas divididos por lotes, quadras e números das residências para facilitar ao máximo e garantir maior rapidez na entrega das correspondências”, destaca a subsecretária de Receita, Luciane Micheli.

Outra recomendação da secretaria é que os contribuintes aguardem o recebimento dos carnês nos endereços de correspondência até o dia 20 de janeiro ou retirem a guia na internet para evitar filas no Paço Municipal, já que o atendimento será feito em espaço reduzido devido às obras no prédio. A grande novidade deste ano é que o imposto poderá ser dividido em até 10 vezes sem juros. “Em anos anteriores, as parcelas eram feitas em até seis prestações. Agora o imposto poderá ser diluído até dezembro de 2015”, declarou o secretário municipal de Fazenda, Roberto Santiago.

Os contribuintes poderão obter mais informações através dos telefones 3731-1196, 3731-2067, 2637-1925 ou na Central de Atendimento da Secretaria de Fazenda, no Paço Municipal (Rua Álvares de Castro, 346, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.