Campanha de vacinação contra raiva acontece neste sábado nos 1º e 2º distritos de Maricá

A Prefeitura de Maricá realizará, nos dias 06 e 13/12, a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. Para melhor atender os munícipes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, dividiu por datas a imunização nos bairros. Neste sábado (06/12), a vacina estará disponível em 26 postos fixos nos 1º e 2º distritos (confira lista abaixo), das 10h às 17h. Já o dia 13/12 será reservado para atender os moradores do 3º e 4º distritos. A secretaria ainda define os postos de vacinação dessas localidades.

A dose é gratuita e deverá ser aplicada em cães e gatos maiores de três meses, com exceção de animais doentes e cadelas ou gatas prenhas. Além disso, a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Monteiro, lembra de algumas medidas impostas pelo Ministério da Saúde. “Não haverá distribuição de vacinas, pois essa medida é proibida. O proprietário tem a responsabilidade de levar e conter o animal a ser vacinado, se possível, com focinheira”, adverte.

Ainda de acordo com a superintendente, algumas localidades precisaram, por conta da logística de atendimento, ter a data de vacinação replanejada. No dia 15/12 (segunda-feira), a imunização ocorrerá em um posto volante em Jaconé, das 10h às 13h, e Vale da Figueira, das 14h às 17h. No dia 16/12 (terça-feira), a equipe estará atendendo, das 10h às 13h, também em um posto volante, a população de Cachoeiras, das 10h às 13h, e em Pindobas, das 14h às 17h. Já no dia 17/12 (quarta-feira), a ação ocorrerá no Silvado, das 10h às 13h, e em Manoel Ribeiro, das 14h às 17h.

Segundo a Secretaria de Saúde, este ano, estima-se vacinar cerca de 27 mil cães e gatos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2634-2607.

A vacina

A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão e procurar atendimento médico. O animal deve ser observado por dez dias, em local isolado, e qualquer mudança no seu comportamento precisa ser informada às autoridades de saúde.

Postos e datas de Vacinação

– 06/12 (sábado), das 10h às 17h

Posto 01 – CAPS (ao lado do Posto de Saúde Central)

Posto 02 – Colégio Estadual Elisiário Matta (Centro)

Posto 03 – Praça do Lelei (Cajú)

Posto 04 – Escola Municipal Marcus Vinícius (Bairro da Amizade)

Posto 05 – Escola Municipal Maurício Antunes Carvalho (Boqueirão)

Posto 06 – Escola Municipal Barra de Zacarias (Rua 1, Barra)

Posto 07 – Escola Municipal João S. Bezerra (Divinéia)

Posto 08 – Escola Municipal de Guaratiba (Guaratiba)

Posto 09 – Praça de Bambuí (Ponte Preta)

Posto 10 – Escola Municipal Lúcio Tomé G. Feteira (Cordeirinho)

Posto 11 – Escola Municipal Reginaldo dos Santos (Ponta Negra)

Posto 12 – Escola Municipal Amanda Pena (Bananal)

Posto 13 – Escola Municipal do Espraiado (Espraiado)

Posto 14 – Ass. de Moradores do Condado (Condado)

Posto 15 – Escola Municipal Alfredo Nicolau (Marquês)

Posto 16 – Colégio Estadual Domício da Gama (Flamengo)

Posto 17 – Escola Municipal Benvindo Taques Horta (Ubatiba)

Posto 18 – Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura (Itapeba)

Posto 19 – Escola Municipal Joaquim Eugênio (Mumbuca)

Posto 20 – Escola Estadual Prof° Cacilda Silva (Itapeba)

Posto 21 – Escola Municipal Retiro (Retiro)

Posto 22 – Ass. de Moradores do Parque Nancy (Parque Nancy)

Posto 23 – Escola Municipal Dirce Marinho Gomes (Ponta Grossa)

Posto 24 – CAIC Municipal Elomir Silva (Marine)

Posto 25 – Escola Municipal Euclides da Silva (São José)

Posto 26 – Praça Orlando de Barros Pimentel (ao lado da Casa Digital – Centro)

– 15/12 (segunda-feira)

Posto Volante 27 – Escola Municipal Dilza Sá Rego (Jaconé), das 10h às 13h;

Posto Volante 28 – Agropecuária Ração Figueira (Vale da Figueira), das 14h às 17h.

– 16/12 (terça-feira)

Posto Volante 29 – Escola Municipal Alcebíades Afonso Viana (Cachoeiras), das 10h às 13h;

Posto Volante 30 – Escola Municipal Pindobas (Pindobas), das 14h às 17h.

– 17/12 (quarta-feira)

Posto Volante 31 – Escola Municipal Brasilina Coutinho (Silvado), das 10h às 13h;

Posto Volante 32 – Escola Municipal João P. Machado (Manoel Ribeiro), das 14h às 17h.