Educação promove seminário de alfabetização

Crianças participaram de atividades. Evento ocorreu no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro

A Secretaria Municipal de Educação realizou, no último sábado (29/11), o I Seminário Municipal de Alfabetização e a II Mostra PNAIC. O evento ocorreu no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, e serviu para uma avaliação do trabalho no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Em 2014, trabalhando a Alfabetização Matemática e Numeramento, o PNAIC passou por grandes desafios. “Este foi um ano muito especial, porque tivemos que desmistificar o monstro da matemática que estava presente não só na vida dos alunos quanto nas lembranças de alguns professores”, avaliou a coordenadora do programa, Luciana Vianna. “O PNAIC trouxe uma nova perspectiva do ensino da Matemática através de atividades lúdicas e da concepção do numeramento que é o ato de ler e escrever a linguagem matemática e também trabalhando o raciocínio lógico”, acrescentou.

Presente no evento, a secretária Municipal de Educação, Adriana Luiza da Costa, falou da  importância do Pacto no município. “Desde o primeiro ano de implantação a aceitação foi imensa”, afirmou. “No ano passado foi realizado o PNAIC Língua Portuguesa e Letramento. Este ano foi a vez da  Alfabetização Matemática e Numeramento e assim vamos caminhar”, completou, dando os  parabéns aos professores alfabetizadores da rede pelo empenho em nome da qualidade no processo de alfabetização dos futuros cidadãos maricaenses. Aproximadamente, 300 pessoas participaram do evento, que contou com mesas de debates e mostra de trabalhos realizados ao longo do ano nas escolas da rede municipal de ensino.