Primeiro Festival do Peixe recebe bom público

Pescadores, produtores e artesãos fizeram exposição e venda de seus produtos

O primeiro Festival do Peixe promovido pela Secretaria de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária de Maricá foi considerado um grande sucesso. Um público estimado em 600 pessoas participou no último sábado (29/11) de um dia inteiro de degustação de frutos de mar e diversas atividades na sede do órgão, em Ubatiba. O evento contou com a presença de integrantes do governo municipal e teve o apoio do grupo IDB Brasil (responsável pelo projeto do Complexo Turístico-Residencial Fazenda São Bento da Lagoa, em Zacarias) e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Gonçalo.

De acordo com o secretário Rubem Pereira, os colaboradores ofereceram cerca de 65 quilos de tainha na brasa (o equivalente a 195 unidades de peixe), 24 quilos de camarão e 18 de polvo, utilizados em um risoto. Também participaram do evento pescadores, produtores e artesãos, que fizeram a exposição e venda de seus produtos e iguarias como caldo de camarão, caldo de siri, caldo de peixe e pirão de peixe.

O CVT, uma das unidades da  Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do RJ (FAETEC), marcou presença com uma farta distribuição de bolinho de peixe e risoto de camarão, na forma de degustação, com a presença dos alunos que fizeram cerca de 400 porções. Houve ainda shows do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” com os cantores Raul Palmeira, Marcelinho, baby do cavaco e Pavaroti.

Já o grupo IDB Brasil promoveu atividades recreativas para as crianças, como oficinas de ilustração da flora da Restinga de Maricá e dos peixes nativos da lagoa da cidade, tobogã inflável e pula-pula. Ministrado pela bióloga e professora Cristina Siqueira, as aulas de desenho deram a oportunidade às crianças conhecerem as espécies de peixes e plantas da região de uma forma lúdica e educativa. Cerca de 80 crianças participaram da oficina e 92 desenhos foram produzidos na ocasião.

​Rubem Pereira não escondia a satisfação com o evento e afirmou que já se pensa em mantê-lo para o próximo ano. “Creio que alcançamos nossa expectativa e até avaliamos se seria possível realizar o evento a cada quinze dias. Na realidade, nosso desejo para 2015 é que façamos dois eventos dessa envergadura a cada semestre” adiantou o secretário.