“Pedala Maricá” nas ruas do Centro nesta quinta-feira

0
292
“Pedala Maricá” nas ruas do Centro nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (26/11), a Secretaria de Turismo e Lazer de Maricá realiza o Pedala Maricá – projeto que busca incentivar o ciclismo na cidade. O evento será realizado a partir das 19h, pelas principais ruas do Centro. Com aproximadamente uma hora de duração, cerca de 50 ciclistas participarão do projeto que conta com o apoio de equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Segurança Pública e de Trânsito e Transporte para garantir a segurança dos participantes.

Durante o circuito urbano, os ciclistas sairão da Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça da Secretaria Municipal de Turismo) e seguirão pelas ruas Ribeiro de Almeida, Domício da Gama e Alferes Gomes. O projeto ainda seguirá pela Avenida Nossa Senhora do Amparo até a Péricles Ferreira, Barão de Inoã, Antônio V. Sobrinho, Dr. Milton de Souza Pacheco, Joaquim Eugênio dos Santos, Abreu Sodré e Praça Zeni Marins. Os ciclistas passarão também pelas ruas Abreu Sodré, Antônio Eduardo, Amadeu Pugliese e Avenida Francisco Sabino da Costa. A dispersão será na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel.

Projeto

O projeto teve início em janeiro de 2013, e além do Centro (berço do projeto), o Pedala Maricá já percorreu ruas de diversos bairros, como: Cordeirinho, Espraiado, Itapeba, Flamengo, Itaipuaçu e Barra de Maricá.  A atividade é recomendada para pessoas de qualquer idade, no entanto, menores de 14 anos devem estar acompanhados de pai, mãe ou responsável. Quem tiver interesse em participar, não precisa se inscrever, basta comparecer na concentração com sua bicicleta e fazer parte do projeto.

De acordo com a Secretaria de Turismo, o objetivo do projeto é conscientizar a população sobre o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e ambientalmente correto, além de mostrar os benefícios à saúde em geral que traz. O ciclismo é uma atividade rítmica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico.  Em termos de saúde, estimula o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo indicado por médicos especialistas para desenvolvimento de resistência de força muscular das pernas e como ótimo exercício para queima de gordura corporal. A média é de 400 calorias perdidas por hora.