Saúde adia “Dia D” contra a poliomielite e sarampo para 29/11

A pedido do governo estadual, a Secretaria Municipal de Saúde adiou para o dia 29/11 o “Dia D”, ação de mobilização contra a poliomielite e sarampo. O plantão de imunização, inicialmente marcado para o dia 22/11, será realizado, das 8h às 17h, em todos os postos de saúde do município, incluindo um ponto volante montado no Rotary Maricá. Ainda na programação, haverá atualização do cartão de vacina e acompanhamento do programa Bolsa Família, do governo federal, para as famílias que ainda não comprovaram os requisitos de cuidados básicos, como verificação de peso e altura de crianças de 0 a 7 anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos.

Até o momento, mais da metade da população infantil de Maricá foi imunizada contra as doenças. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, já foram vacinadas 3.943 crianças contra a pólio, equivalente a 55,1% do público-alvo, e 3.740 pessoas contra o sarampo (59%). A campanha, que segundo calendário do Ministério da Saúde encerra no dia 28/11, é destinada às crianças a partir dos seis meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias (vacina contra a poliomielite) e a partir de um ano de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias (vacina contra o sarampo). Ainda estão sendo imunizadas com o tipo adulto-dTpa (pertussis acelular) as grávidas com mais de 27 semanas. “Esta vacina foi introduzida esse mês no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano)”, destaca a coordenadora do programa de Imunização de Maricá, Núbia Brum. Os profissionais de saúde que atuam em maternidades também podem receber a vacina, que é contraindicada em quem teve reação a dose anterior da dT e dTpa.

Para participar, é necessário levar o cartão de vacinação das crianças. As grávidas precisam levar o cartão da gestante e a solicitação do médico ou enfermeiro indicando a Idade Gestacional das mesmas. “Mesmo aquelas que tenham tomado as três doses dT, precisarão tomar uma dose de dTpa”, completa Núbia. As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Família Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, São José I, Inoã I e Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, Jardim Atlântico, Santa Paula e os Postos de Saúde Central, São José, Santa Rita, Itaipuaçu e Ponta negra.

Acompanhamento Bolsa Família

A mobilização do dia 29/11 também será destinada aos beneficiários do Bolsa Família (BF), do governo federal, que devem comparecer a alguma unidade de saúde para acompanhamento de saúde do programa. As famílias que ainda não fizeram o processo precisam comprovar os requisitos de cuidados básicos, como vacinação dos filhos e consultas de Pré-Natal, no caso das gestantes. Quem não comparecer às unidades até o dia 30/12 corre o risco de ter o benefício bloqueado.

O acompanhamento das famílias, que acontece de forma permanente durante todo o ano, de segunda a sexta, em todas as unidades de saúde de Maricá, consiste na verificação de peso e altura de crianças de 0 a 7 anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos; realização de consultas de pré-natal; e vacinação. Para a realização do ato, os beneficiados deverão apresentar cartão do Bolsa Família, caderneta da vacinação das crianças e cartão do pré-natal das gestantes.