Secretarias realizam ação social em praça do Centro

Mesmo com chuva e frio, população maricaense lotou praça e participou das ações sociais executadas pela Prefeitura

Mesmo com chuva e frio, tendas com órgãos da Prefeitura ficaram cheias durante todo o dia

No último sábado (15/11) as secretarias municipais de Saúde, Trabalho, Direitos Humanos, Educação, Turismo e Ambiente fizeram atendimentos à população em tendas montadas na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Mesmo com o tempo frio e chuvoso, houve boa procura pelos serviços gratuitos oferecidos.

Nos estandes, a população recebeu aulas de informática, ouviu contação de histórias, pode se inscrever no cadastro de empregos, solicitar a emissão de carteiras de trabalho (foram 84 atendimentos no total) e puderam também levar para casa mudas de espécies da Mata Atlântica (como parte do programa "Maricá +  Verde", da Secretaria Municipal do Ambiente). Além disso, foram entregues mais 171 cartões da Moeda Social Mumbuca e realizados exames da campanha Novembro Azul, como o Antígeno Prostático Específico (PSA). Houve ainda apresentações de capoeira, banda de música, dança (de grupos locais e de outros municípios), teatro de bonecos e shows musicais do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” e do coral Alegria de Viver, da Secretaria de Ações para Idosos.

Quem foi em busca dos serviços e atividades deixou a praça bastante satisfeito. “Está tudo muito bonito, tem bastante coisa para as pessoas fazerem. Deveria ter mais eventos assim”, avaliou a aposentada Dirce Marinho, de 70 anos, moradora de Itapeba e que levava nas mãos uma muda de ipê roxo. Na fila para a testagem de PSA, o caminhoneiro Adriano Rodrigues Souza, de 45 anos, exaltou a disponibilidade do exame. “É importante que tenha vindo para a rua, para que o homem possa cuidar da saúde. As outras tendas também estão cheias, muito legal”, elogiou ele, que mora na Mumbuca. O evento, chamado Rio Interior, foi organizado pela InterTV, e já passou por outras sete cidades das regiões do Lagos, Norte e Serrana.