Prefeitura participa de ação social em praça do Centro

No feriado da Proclamação da República, neste sábado (15/11), a Prefeitura de Maricá executará diversas atividades sociais e de cidadania, das 9h às 17h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade. Na ocasião, as equipes das secretarias municipais estarão concentradas em diversos pontos da praça para prestar serviços e orientação à comunidade.

Em estandes temáticos, serão desenvolvidas atividades de oficina de reciclagem, contação de histórias, exposição, palestra e outros. A Secretaria de Trabalho e Emprego fará inscrições para os cursos do Senai, emissão da primeira via da carteira de trabalho (número limitado) e encaminhamento  ao mercado de trabalho para dentro ou fora do município. A Secretaria de Direitos Humanos fará uma exposição sobre o programa municipal Moeda Social Mumbuca, que atualmente atende 14 mil famílias e tem o objetivo de combater à pobreza extrema no município e o estimular o comércio local. Ainda na ação, serão entregues novos cartões do programa, às 10h.

Já a Secretaria de Saúde irá aproveitar o ensejo para divulgar a campanha Novembro Azul, em combate ao câncer de próstata. As equipes dos programas Saúde do Homem, Hiperdia, Tuberculose, Hanseníase, DST/AIDS/Hepatites Virais distribuirão informativos e darão orientação à população, além da realização do teste Antígeno Prostático Específico (PSA). A Secretaria de Ambiente, através do programa Maricá + Verde, lançado em março desse ano e com o objetivo estratégico de recuperar as Áreas de Preservação Permanente (APP), promoverá a oficina de mudas, que consiste na doação de mudas nativas da Mata Atlântica e na orientação sobre conscientização ambiental. As mudas distribuídas serão acrescidas no contador oficial, disponível no site da Prefeitura. Atualmente, já foram plantadas 3.524 árvores no município através do programa.

Por volta das 12h, um grupo de capoeirista da Secretaria de Esportes e a banda da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro se apresentarão no local. Em seguida, artistas do projeto Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá, da Secretaria de Turismo e Lazer, animarão o público com clássicos da música popular brasileira. Os músicos farão a segunda apresentação à noite, às 20h30. Ainda no início da tarde, a Secretaria de Cultura apresentará um teatro de bonecos. O evento, que integra o projeto Rio Interior, da InterTV, ainda conta com o suporte das secretarias de Transporte e de Segurança Pública.