Saúde promove série de palestras em posto de Itaipuaçu

0
561
Primeiro encontro foi focado na alimentação saudável e doenças associadas. Plateia interagiu com os profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira (12/11), no posto do Jardim Atlântico 2, em Itaipuaçu,  a programação “Saúde e Qualidade de Vida”, com o objetivo de conscientizar a população local sobre alimentação, cuidado com a pele e o corpo, doenças e outros. Além desse, serão realizados mais três encontros, previstos para ocorrer nos dias 19 e 26/11 e 03/12 (quartas-feiras), das 09h30 às 10h30, no mesmo endereço.

Na primeira palestra, após um farto café da manhã com frutas, sucos e outros alimentos naturais, destinado aos participantes e equipe da Saúde, a médica Jaqueline Luna debateu sobre alimentação saudável e doenças associadas. “Queremos apresentar hábitos alimentares saudáveis para os pacientes, melhor qualidade de vida, envelhecimento saudável e reduzir doenças futuras, como o câncer, a hipertensão e o diabetes”, explicou a médica, acrescentando o cronograma para os próximos encontros. “Em nossa segunda palestra, falaremos sobre cuidados da pele para melhorar a autoestima e a saúde. Já no terceiro, faremos referência ao tratamento da celulite e de varizes. O último será o resultado final e o tema será envelhecimento saudável”, comentou.

Ainda durante a palestra, Jaqueline sugeriu algumas dicas, como a prática regular de atividades físicas; alimentar-se a cada três horas; consumir de dois a três litros de líquido por dia;  comer legumes, verduras e frutas; evitar alimentos ricos em açúcar e carboidrato refinado; e evitar alimentos com glúten, dando preferência aos integrais. “O mais importante para quem quer continuar jovem é sentir-se jovem. Se, apesar da sua idade, você for capaz de se sentir jovem, os outros também o verão assim”, destacou Jaqueline.

Os participantes, que estavam bastante atentos, interagiram com perguntas. A moradora Marisa Alves, de 37 anos, saiu satisfeita da palestra e não economizou elogios. “Essa atividade mudou minha maneira de pensar em relação à alimentação. A médica nos ensinou como devemos nos alimentar melhor e que produtos a gente pode usar. Foi muito interessante”. Já Lenir da Silva Costa, de 66 anos, anotou todas as informações transmitidas. “Achei essa palestra muito informativa. Tirei as dúvidas e anotei as coisas que preciso fazer”.

De acordo com a coordenadora administrativa do posto, José Araújo, a intenção do evento é melhorar o condicionamento físico e o bem-estar no dia a dia. “Há muitas coisas que consumimos e não sabemos o quanto prejudica. Com essa palestra, aprendemos como ter uma saúde melhor”, enfatizou.