Cineclube Henfil apresenta “Madame Satã” nesta quarta

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta nesta quarta-feira (12/11) mais um sucesso do cinema nacional. Estrelado pelo ator Lázaro Ramos, o filme “Madame Satã” (2002 – Brasil) é uma biografia do transformista João Francisco dos Santos, referência na cultura marginal urbana do século XX. O projeto da Secretaria Municipal de Cultura exibe o longa-metragem às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). A entrada é gratuita e trinta minutos antes haverá distribuição de senhas de acesso.

O longa-metragem mostra a vida de João Francisco, conhecido como Madame Satã (Lázaro Ramos), lendário personagem da boemia carioca. A vida do malandro, transformista, capoeirista, cozinheiro, presidiário e pai é recontada neste filme com 105 minutos de duração. João Francisco passou a maior parte da vida entre os bares e a prisão, especialmente nos arredores da Lapa. O filme se passa em 1932 e é nesse processo de transformação e mitificação de Madame Satã (nome tirado do filme de Cecil B. De Mille, Madam Satan, de 1930) que a produção é concentrada. Também integram o elenco Marcélia Cartaxo (interpreta a prostituta Laurita), Flávio Bauraqui (vive o homossexual Tabu), Renata Sorrah (Vitória), Emiliano Queiroz (Amador), Floriano Peixoto (Gregório), entrou outros.

Dirigido por Karim Ainouz, o filme foi premiado 21 vezes, com destaques para o Prêmio BR do Cinema Nacional – Melhor Ator (Lázaro Ramos), Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem; Festival Internacional de Chicago (EUA); Festival de Havana (Cuba); Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Internacional de Buenos Aires (Argentina), entre outros.

Este mês, o projeto municipal ainda exibe “Solano Trindade – O Vento Forte do Levante” (19/11) e “Somos Todos Irmãos” (26/11), estrelado pelo ator Grande Otelo.​