Noite de emoção: Prefeitura realiza casamento comunitário

Casais oficializaram união em festa promovida pela Secretaria de Assistência Social no ginásio do Colégio Cenecista

A noite do último sábado (08/11) foi de emoção para os 24 casais que oficializaram a união na edição 2014 do Casamento Comunitário. O evento foi realizado no ginásio do Colégio Cenecista (CNEC), no Centro de Maricá, pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A cerimônia foi conduzida pelo pastor Clauder Peres e contou com a participação de autoridades municipais.

Um tapete vermelho, ladeado de vasos brancos com plantas, se estendia da entrada do ginásio até o altar onde foi celebrado o casamento. Mesas foram arranjadas com toalhas e vasos enfeitados com flores vermelhas davam um toque especial à ocasião. A cerimônia iniciou às 20h30, ao som da marcha nupcial, e os nubentes se apresentavam na medida em que eram chamados, agrupando-se ao redor do altar, conforme orientação dada.

Após a leitura da passagem das Bodas de Canaã, registrada no capítulo 2 do livro do apóstolo João, o pastor Clauder Peres abençoou os noivos. “Assim como Jesus transformou a água em vinho, que a vida de vocês daqui para frente seja o melhor vinho, aquele que foi transformado pelo Senhor. Se vocês chegaram até aqui foi porque o desejo de uma vida melhor, debaixo da bênção de Deus, se manifestou em seus corações. Sejam felizes e que Deus os abençoe”, disse o pastor.

Representando o prefeito Washington Quaquá, o secretário municipal de Assistência Social, Jorge Castor, desejou felicidades aos noivos e ressaltou que a Prefeitura de Maricá busca incluir socialmente as pessoas sem recursos nos programas municipais, com universalização de direitos. “Vejam o que foi preparado para este evento. Agora depende de vocês. A felicidade tem de ser buscada e regada diariamente, como uma plantinha. Sou casado há 35 anos com a professora Laura Maria Vieira e nosso amor cresceu com o convívio e o passar dos anos. Sou admirador da família, da felicidade no lar. A mulher sábia edifica a sua casa e o homem também. Portanto, busquem em Deus a sabedoria quando os problemas se apresentarem. O melhor da vida é dividir as alegrias e também os problemas. Desejo toda felicidade a vocês”, completou.

Ainda na cerimônia, o noivo Marcelo Ferreira leu uma mensagem de agradecimento. “Não imaginava uma festa tão bonita. Agradecemos ao prefeito Washington Quaquá e a Secretaria de Assistência Social. Desejo felicidades para os casais aqui presentes”, disse Marcelo, emocionado. Já durante a festa, os noivos dançaram a valsa e receberam brindes, assim como um kit de doces e bolo. Uma garrafa de espumante foi entregue em cada mesa, para um brinde em homenagem aos casais. O casamento comunitário foi registrado em fotos, que integrarão um DVD, a ser entregue em data posterior.

O projeto, criado pelo atual secretário da pasta, Jorge Castor, consiste em regularizar o estado civil de casais com baixa renda, que já vivem maritalmente, para fins de proteção da família e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais e previdenciários. Para participar do evento, os casais tiveram que apresentar as seguintes documentações: comprovante de residência, carteira de identidade, renda mínima de dois salários mínimos, certidão de nascimento ou casamento com averbação de desquite ou divórcio, entre outros, para fazer face às exigências cartoriais, sem despesas para os noivos, como determina a Lei 8.935, de 18/11/1994, que trata da gratuidade de serviços públicos nos cartórios de registro civil.

Família constituída

Altamir Paulo Nogueira, de 55 anos, e Maria das Graças Nogueira, de 61 anos, se conhecem há 32 anos e moram em São José do Imbassaí. Fruto de outros casamentos, o casal tem 19 filhos e 33 netos. Há cinco anos, reuniram toda a família e, de acordo com ela, resolveram morar juntos. “Aproveitamos a oportunidade que a Prefeitura oferece e resolvemos oficializar a união, com a bênção de Deus. É isso que queremos e estamos muito felizes”, declarou Altamir. Já Leomir José e Daniela Melo, ambos de 22 anos, que estão juntos há dois meses, elogiaram a ação. “Quisemos aproveitar a oportunidade dada pela Prefeitura, pois não dispomos de condições econômicas para arcar com as despesas de um casamento, que são muitas”, consideraram.