Cineclube Henfil exibe a comédia “Memórias Póstumas de Brás Cubas” nesta quarta

Após morrer, Brás Cubas (Reginaldo Faria) resolve narrar fatos da sua vida para se distrair na eternidade

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta este mês quatro filmes do cinema nacional, com destaques para obras do escritor Machado de Assis – “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que será exibido nesta quarta-feira (05/11) – e do ator Grande Otelo, em “Somos Todos Irmãos” (26/11), fechando o mês de homenagens. A Secretaria Municipal de Cultura incluiu ainda “Madame Satã” (12/11), estrelado por Lázaro Ramos, e “Solano Trindade – O Vento Forte do Levante” (19/11). As sessões são gratuitas e serão apresentadas às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro). Senhas de acesso serão distribuidas às 18h30.

A consagrada obra literária de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, abre as homenagens nesta quarta-feira. O diretor André Klotzel levou para as telas de cinema a história de Brás Cubas (interpretado por Reginaldo Faria), que morreu em 1869 e decide narrar os fatos mais importantes de sua vida para se distrair na eternidade. Ele relembra de amigos como Quincas Borba (Marcos Caruso), de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar. Esta comédia tem 102 minutos de duração e também possui no elenco Sônia Braga, Stepan Nercessian, Otávio Müller e Walmor Chagas.

Produzido no Brasil, em 2001, o filme foi exibido no Festival de Berlim (Alemanha). No mesmo ano foi escolhido para abrir a terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília. A obra ainda venceu o Festival de Gramado em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (André Klotzel), Melhor Atriz Coadjuvante (Sônia Braga) e Melhor Roteiro.​