Assistência Social realiza casamento comunitário neste sábado

Cerca de 35 casais oficializarão a união em uma cerimônia ecumênica

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará, neste sábado (08/11), a terceira edição do casamento comunitário, que ocorrerá no ginásio do Colégio Cenecista de Maricá. Ao todo, serão 35 casais que oficializarão sua união em uma cerimônia ecumênica com as bênçãos de um padre e um pastor. Os convites foram entregues na última sexta-feira (31/10) aos casais, que também receberam orientação sobre os procedimentos para o casamento. A roupa e as alianças serão as únicas despesas (comprada ou alugada) efetuadas pelos noivos. Na festa, haverá um fotógrafo oficial e todos os casais receberão um DVD com as fotografias.

O projeto, criado pelo atual secretário da pasta, Jorge Castor, consiste em regularizar o estado civil de casais com baixa renda, que já vivem maritalmente, para fins de proteção da família e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais e previdenciários. “Agradeço ao Prefeito Washington Quaquá que autorizou e concretizou o projeto que tenho a honra de ter instituído no município e aproveito desde já para parabenizar os casais pela comunhão e desejo que Deus abençoe a união de todos", felicitou Castor.

Para participar do evento, os casais tiveram que apresentar as seguintes documentações: comprovante de residência, carteira de identidade, renda mínima de dois salários mínimos, certidão de nascimento ou casamento com averbação de desquite ou divórcio, entre outros, para fazer face às exigências cartoriais, sem despesas para os noivos, como determina a Lei 8.935, de 18/11/1994, que trata da gratuidade de serviços públicos nos cartórios de registro civil. “Estamos muito nervosos e ansiosos com o casamento. Eu tenho três filhos e ele também. Já estava mais do que na hora de nos casarmos para oficializar nossa união e nossa família”, disse emocionada Sônia Câmara, que mora junto há três anos com José Carlos Camâra, de 51 anos.