4º Mutirão de Erradicação do Subregistro será realizado neste sábado em Inoã

A Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado do Rio de Janeiro realizarão, neste sábado (01/11), o 4º Mutirão de Erradicação do Subregistro, no CIEP 391 – Professor Robson Mendonça Lôu, em Inoã, das 9h às 16h30. A ação contará com a parceria do Cartório Civil do 2º Distrito, Defensoria Pública, Fundação Leão XIII e Conselho Tutelar, entre outras. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pelo evento, o objetivo é ampliar o acesso da população à documentação básica, como o registro civil (certidão de nascimento), CPF, carteira de trabalho, além de inscrever os mesmos nos programas sociais do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Entre as novidades  desta edição estão a participação do Ministério Público com um posto móvel, instalado em um ônibus, e a primeira unidade móvel do Cartório Civil. A Secretaria de Assistência Social disponibilizará, ainda, veículos para que os cidadãos retornem em casa, caso haja ausência de documentos exigidos.

As equipes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculadas à Secretaria de Assistência Social, farão inscrições para oficinas e cursos realizados nas unidades e prestarão esclarecimentos quanto as denúncias de direitos violados. Os interessados também podem se inscrever nos cursos de qualificação profissional do PRONATEC, em parceria com SENAI. A ONG Neaca estará presente para orientar as mulheres sobre casos de abusos e violências domésticas (ocorridos também com crianças e adolescentes). Também serão oferecidas orientações para dependentes químicos.

A ação também terá parceria com demais secretarias municipais. A Secretaria de Trabalho, por exemplo, informará sobre os novos cursos profissionalizantes e receberá os currículos para vagas de emprego por intermédio do SINE (Serviço Nacional de Emprego). Já Secretaria de Saúde ofertará serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e medição de glicose, teste de hepatite e HIV, além de orientações sobre o programa hiperdia (hipertensão e diabete) e realizará, na ocasião, um pré-cadastro para tirar a carteira do SUS. Será feita a aplicação de flúor e orientações sobre dicas de escovação. Outro serviço importante que estará à disposição dos moradores é a atualização das vacinas em crianças, desde que os responsáveis apresentem na hora a carteira de vacinação.

No evento, a população poderá ainda realizar o cadastro do cartão Moeda Social Mumbuca, programa municipal criado, através da Secretaria de Direitos Humanos, para combater a pobreza extrema na cidade e para estimular o crescimento do comércio local, e no programa Minha Casa, Minha Vida.​