Secretaria de Cultura realiza atividade com alunos de escola municipal na Serra do Camburi

Equipe da Cultura contou histórias para os alunos da E.M. Rodrigo Monteiro, no alto da Serra do Camburi

Uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura, com a apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Educação, visitou a E. M. Rodrigo Monteiro, que fica no alto da Serra do Camburi, e tem apenas quatro alunos matriculados. A escola – que tem uma professora (que também é a diretora), merendeira e servente – foi aberta em 2010 justamente para beneficiar os moradores da região, que não precisam mais se descolar para outras unidades do município.

Na visita, a equipe conheceu as instalações e apresentou histórias para as crianças, ao som da banda Amigos da Cultura, grupo formado pelos músicos Ronaldo Valentim (violão), Pedro Szygethy (violoncelo), Paulo Ernani (Cajon), Gustavo Gibi (saxofone e flauta). “Fomos contar história para um dos melhores públicos que passamos. O violoncelo, a flauta, o saxofone, o cajon e o violão acompanharam o Perseu, nosso contador, e seus personagens maravilhosos, construídos a partir de sua interpretação e expressões faciais. Com uma simples troca de chapéu, transformava o coronel no Boi Barroso ou na esposa Cantilina do capataz Chico”, contou o secretário da pasta, Sérgio Mesquita, que não economizou elogios para a estrutura montada. “A professora/diretora Clarivaldina passa a semana ocupando um lugarzinho na casa da Marlene, a merendeira da escola e moradora do local. É assim que as crianças do lugar recebem seus livros, uniforme e passam o dia na escola, muito bem equipada por sinal e com aquele jeitinho do sítio da vovó”, descreveu.

Durante a ocasião, que rendeu inúmeros sorrisos e gargalhadas, a equipe escolar preparou um almoço com ingredientes produzidos na própria serra para os visitantes. “De novo o clima do sítio tomou conta de nossos corações. Ao começarmos a descer a serra, tivemos a certeza do dever cumprido à altura dos esforços da Secretaria de Educação e da própria Prefeitura de Maricá, que traduzem na prática a opção pelo crescimento humano aliado ao crescimento econômico”, finalizou Sérgio Mesquita.