Secretaria de Cultura realiza atividade com alunos de escola municipal na Serra do Camburi

0
503
Equipe da Cultura contou histórias para os alunos da E.M. Rodrigo Monteiro, no alto da Serra do Camburi

Uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura, com a apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Educação, visitou a E. M. Rodrigo Monteiro, que fica no alto da Serra do Camburi, e tem apenas quatro alunos matriculados. A escola – que tem uma professora (que também é a diretora), merendeira e servente – foi aberta em 2010 justamente para beneficiar os moradores da região, que não precisam mais se descolar para outras unidades do município.

Na visita, a equipe conheceu as instalações e apresentou histórias para as crianças, ao som da banda Amigos da Cultura, grupo formado pelos músicos Ronaldo Valentim (violão), Pedro Szygethy (violoncelo), Paulo Ernani (Cajon), Gustavo Gibi (saxofone e flauta). “Fomos contar história para um dos melhores públicos que passamos. O violoncelo, a flauta, o saxofone, o cajon e o violão acompanharam o Perseu, nosso contador, e seus personagens maravilhosos, construídos a partir de sua interpretação e expressões faciais. Com uma simples troca de chapéu, transformava o coronel no Boi Barroso ou na esposa Cantilina do capataz Chico”, contou o secretário da pasta, Sérgio Mesquita, que não economizou elogios para a estrutura montada. “A professora/diretora Clarivaldina passa a semana ocupando um lugarzinho na casa da Marlene, a merendeira da escola e moradora do local. É assim que as crianças do lugar recebem seus livros, uniforme e passam o dia na escola, muito bem equipada por sinal e com aquele jeitinho do sítio da vovó”, descreveu.

Durante a ocasião, que rendeu inúmeros sorrisos e gargalhadas, a equipe escolar preparou um almoço com ingredientes produzidos na própria serra para os visitantes. “De novo o clima do sítio tomou conta de nossos corações. Ao começarmos a descer a serra, tivemos a certeza do dever cumprido à altura dos esforços da Secretaria de Educação e da própria Prefeitura de Maricá, que traduzem na prática a opção pelo crescimento humano aliado ao crescimento econômico”, finalizou Sérgio Mesquita.