Assistência Social promove 4º Fórum Permanente Tecendo a Rede

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Grupo discutiu melhorias para os equipamentos socioassistenciais do município. Encontro aconteceu no CEU

Com o intuito de discutir melhorias e fortalecer os equipamentos socioassistenciais do município, a Secretaria de Assistência Social promoveu na quarta-feira (22/10) o 4º Fórum Permanente Tecendo a Rede, no CRAS do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. 

A reunião foi ministrada pela assistente social e coordenadora do CRAS São José Central, Glaucia Oliveira, que exaltou o empenho dos envolvidos para a obtenção de resultados. “Esta união faz com que todos os equipamentos tenham sempre uma melhora nos seus serviços em prol de um atendimento adequado à população”, disse. Em seguida, a subsecretária da pasta, Laura Costa, sugeriu que seja dada maior abrangência na informação para a população sobre todos os serviços oferecidos pelas secretarias municipais. “Seria interessante formar parcerias, principalmente com as secretarias da Saúde e Educação. É importante percorrer as redes de ensino e palestrar sobre o que é oferecido pelo município", acrescentou.

A psicóloga Lucia Macena, da instituição SAREM, que atende crianças, adolescentes e jovens com deficiência (motora, auditiva, intelectual e visual), solicitou o detalhamento de cada caso antes do encaminhamento do do indivíduo. “Muitas pessoas vão para o SAREM e não recebem o tratamento específico na instituição. Com as informações sobre o caso haverá facilidade para a nossa equipe identificar e encaminhar o indivíduo ao equipamento adequado às suas necessidades”, explicou.

Ainda durante a reunião foram mencionados os projetos desenvolvidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que conta com o Ambulatório de Saúde Mental, parcerias com a Subsecretaria de Combate e Prevenção à Dependência Química e uma equipe multidisciplinar. Laura Costa ainda apresentou o serviço de abordagem social, lançado recentemente pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que conta com a parceria do programa “Consultório na Rua”, do governo federal. Também foi apresentado um fluxo de atendimento aos casos de violência doméstica/intrafamiliar e sexual contra crianças e adolescentes, aprovado pelo CMDCA e pela Promotoria, no qual todos os casos de suspeita de direito violado são encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde são analisados.

Outro assunto em pauta foi a melhoria de comunicação entre o serviço de Cadastro Único e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS),  importante para garantir a permanência dos direitos dos beneficiários. “Agora todos os atendimentos serão feitos direto pelo computador para termos mais agilidade no processo do cadastramento e será feito um formulário específico com todas as informações do cadastrado, principalmente quem é beneficiário do Bolsa Família, para encaminhar direto para os CRAS e obter um fluxo mais garantido devido as condicionalidades deste benefício”, informou a coordenadora do CadÚnico e do programa Minha Casa Minha Vida, Lene de Oliveira.

Ao final do encontro ficou compactuado com a rede e as instituições que todos os encaminhamentos ou solicitações de respostas serão feitas não só por ofício mais também por via de telefone. A coordenadora do CadÚnico comprometeu-se em encaminhar, mensalmente, a relação nominal com respectivos endereços e contatos dos novos cadastrados e das famílias que fizeram o recadastramento, para a secretaria de Assistência Social para que haja um melhor funcionamento do acompanhamento dos beneficiários.

A próxima reunião está prevista para ocorrer no dia 10 de dezembro, às 14h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.​