CEU de Maricá abre inscrições para oficinas culturais

Inscrições para 14 oficinas culturais acontecem de 27 de outubro a 14 de novembro no CEU, na Mumbuca

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Maricá abre inscrições para oficinas gratuitas de música, dança, teatro, esportes, pintura e literatura. A Cia É Tudo Cena!, grupo teatral vencedor do edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em julho, irá coordenar as atividades, disponíveis para os moradores de todas as idades. As inscrições iniciam dia 27 de outubro e serão feitas até 14 de novembro, data de lançamento das atividades. O espaço foi construído às margens da RJ-106, na Mumbuca, pelo Ministério da Cultura e é administrado pela Prefeitura.

As oficinas serão realizadas em três horários (9h às 12h, 14h às 16h30 e 18h às 22h), com 20 vagas cada e a faixa etária varia de acordo com a atividade. As inscrições acontecem das 10h às 16h. Serão disponibilizadas 14 oficinas: teatro infantil, teatro negro, perna-de-pau, capoeira, percussão de instrumento e corporal, balé clássico, pintura com óleo sobre tela, pintura contemporânea, tatuagem de hena, beleza afro-brasileira, contação de história, arte de brincar sobre os vídeos infantis, cestaria de taboa e sinos dos ventos. Destes grupos artísticos, 11 são de artistas locais. “Nossa intenção foi absorver os grupos artísticos de Maricá para valorizar a cultura da cidade”, destacou a diretora artística da Cia É Tudo Cena!, Aduni Benton.

Pelo contrato de ocupação com a Funarte, a Cia É Tudo Cena! irá promover, durante seis meses, sete exposições – indumentária e objetos de povos tradicionais de atriz africana, quadros de óleo sobre tela e de pintura contemporânea dos títulos de filmes, fotografias de beleza negra e de tatuagem, cestaria de taboa e sino dos ventos –, além da exibição de filmes para adultos e crianças (40 sessões ao todo), lançamento de seis livros e 10 apresentações musicais e 22 de peças teatrais. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone 3731-1432.

Inaugurado em maio deste ano, o CEU custou R$ 2,5 milhões (R$ 2 milhões do governo federal e R$ 500 mil de contrapartida municipal) e fica no km 28, da Rodovia Amaral Peixoto, na Mumbuca. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9h às 17h. O espaço, com 3 mil metros quadrados, possui pista de skate, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. Diversas oficinas (artesanato, teatro, danças, desenho artístico e esportes) são disponíveis à população.