Artistas de Maricá esclarecem dúvidas sobre editais do Ministério da Cultura

Secretário Sergio Mesquita aprovou a oficina promovida pela Representação Regional do Ministério da Cultura

Os artistas de Maricá, interessados em participar de editais culturais do governo federal, participaram nesta terça-feira (21/10) de uma oficina de capacitação promovida pela Representação Regional do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura. No encontro, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, foram detalhados cinco editais e que é necessário para inscrever projetos com propostas de intervenção e ocupação para os CEUs. As iniciativas escolhidas pelo ministério receberão recursos para execução das atividades.

Representantes circenses, de artes cênicas, dançarinos, entre outros, conheceram mais sobre cada edital e esclareceram dúvidas. Na ocasião, foram especificados os seguintes temas: Prêmio Pontos de Memória (iniciativas de memória e museologia social), Comunica Diversidade (ações ligadas a educação, produção e distribuição de conteúdos culturais), Culturas Afro-brasileiras (projetos que disseminam a cultura negra), Culturas Ciganas (ações de preservação da cultura por meio de música, dança e narrativas) e Bolsa Funarte de Artistas e Produtores Negros (ações que promovam a reflexão, pesquisa de linguagem e criação nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro, preservação da memória e artes integradas com exposições, oficinas, intervenções urbanas, seminários e produção de espetáculos).

A oficina foi apresentada pela coordenadora do Núcleo de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Valquíria Dias, que destacou a parceria com a Prefeitura. “É importante porque muitas pessoas têm bons projetos, mas não sabem como e em qual edital se inscrever. A gente promove esses encontros para sanar as dúvidas”, declarou a coordenadora. “Essa oficina foi importante para ensinar os artistas, produtores e demais pessoas ligadas à área cultural a maneira correta de elaborar um projeto para a captação de verba”, acrescentou o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita.

O bailarino Carlos Henrique Pinheiro Cardoso, de 44 anos e que mora no bairro Ubatiba, aprovou a iniciativa. “Ótimo ter este espaço para exposição dos editais. Vou me inscrever em todos os editais voltados a cultura negra”, afirmou o dançarino.

O CEU Marco Antônio Cardoso Siqueira, inaugurado em maio desse ano pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pelo prefeito Washington Quaquá, é o primeiro do Estado do Rio de Janeiro. Localizado no km 28 da RJ-106, o espaço conta com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o sétimo do município. No local, com 3.000 m², a comunidade pode participar das atividades esportivas, sociais e culturais de segunda a sexta, das 9h às 17h; e sábado, das 9h às 12h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-1432.