CREAS realiza festa em homenagem às crianças

0
811
Evento em comemoração do Dia da Criança teve contação de história para a garotada

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculada à Secretaria de Assistência Social de Maricá, realizou nesta segunda-feira (20/10) uma festa em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no último dia 12. Cerca de 50 crianças e familiares celebraram a data especial com muita diversão e guloseimas. “A maioria destas crianças não teve a oportunidade de comemorar o Dia das Crianças por diversos motivos e nossa proposta é passar alegria para elas e também conscientizar os pais, que apesar da vida corrida, que seus filhos necessitam de atenção, carinho e respeito. O esforço da equipe foi compensado com a felicidade delas nesta tarde. O resultado foi muito satisfatório”, ressaltou a coordenadora do CREAS, Layse Guedes.

A subsecretária da Assistência Social, Laura Costa, que esteve presente no evento, ressaltou o verdadeiro sentido da data, que não se resume apenas na compra de brinquedos ou outro produto infantil. “A maior herança que vocês como pais podem deixar para seus filhos é a saúde e a educação. Levando sempre ao médico e os conscientizando sobre os estudos. Essas pequenas atitudes farão com que eles sintam-se cuidados, além de tomarem consciência da sua responsabilidade futura. Não deixem de sempre informar aos seus filhos sobre camisinha, doenças e outros perigos que há no mundo, além de contar histórias, para incentivar a leitura, dar carinho e saber dizer não quando necessário, é claro. Parabéns para todas as crianças”, aconselhou Laura.

Entre as diversas atividades pedagógicas, jogos e gincanas foram desenvolvidas com a garotada, que também degustaram os quitutes servidos, como cachorro-quente, pipoca, salgadinhos, balas, refrigerantes e bolo. No final da festa, foram distribuídos brindes (um kit escolar) para cada criança presente. “Meu filho está adorando a festa. Ele tem 7 anos e fica em tempo integral na escola. Está sendo uma programação diferente e divertida para ele. Achei interessante a parte da contação de história, pois ele ficou concentrado. Acho que vou passar a ler para ele”, contou Paula Melo, de 50 anos, uma das mães que estavam emocionadas com a alegria dos filhos.

Sobre o CREAS

Coordenado pela psicóloga Layse Guedes, a equipe do CREAS trabalha com serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. Através de diversos projetos – como o combate ao abuso sexual infanto-juvenil na rede escolar; o projeto para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, contribuindo para o acesso a direitos e para a resignação de valores na vida pessoal e social; o projeto Assistindo Família; e o projeto Paternidade/Maternidade Responsabilidade -, o CREAS realiza acompanhamento psicossocial aos indivíduos e às famílias, promovendo encaminhamento para atendimento especializado na rede socioassistencial, realização de grupos reflexivos e oficinas com os usuários, visitas domiciliares, palestras nas escolas e campanhas preventivas entre outros serviços.