Prefeitura e Senai lançam Programa de Qualificação Profissional

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RJ), lançará na próxima segunda-feira (20/10), o  Programa de Qualificação Profissional, com o objetivo de formar jovens e adultos para o mercado de trabalho. A cerimônia de abertura do projeto ocorrerá no Flamengo (Avenida Roberto Silveira, 2.115), às 18h. Através do programa, serão ministrados cursos gratuitos nos três núcleos de ensino na cidade, situados no Flamengo, Itaipuaçu e Inoã.

Ainda no dia 20, serão iniciados os  cursos de Assistente Operacional de Logística Portuária e de Gestão Ambiental, cujas inscrições já foram encerradas. Em novembro, será a vez dos cursos de Montador de Estruturas Metálicas e Instalador de Tubulação Industrial, todos no núcleo Flamengo.

Os demais serão divididos nas sedes de Itaipuaçu e Inoã. Há vagas para os cursos de Pedreiro de Alvenaria; Carpinteiro de Obras; Armador de Ferragem; Aplicador de Revestimentos Cerâmicos; Eletricista de Obras; Montador de Painéis Elétricos; Pintor de Obras e Encanador de Obras, além de Desenhista de Construção Civil; Almoxarife de Obras; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Fiscalização Ambiental; e Comprador, que serão executados em Itaipuaçu (Av. Carlos Marighella, 160, lote 1, Quadra 14). Também estão sendo feitas as inscrições para os cursos de Soldador; Auxiliar de Padaria e Confeitaria; Operador de Computador; e Costureiro de Vestuário, que serão realizados em Inoã, na Escola Móvel (Rodovia Amaral Peixoto, km 15). A previsão de início dos cursos é para início de 2015.

Os interessados nas vagas devem comparecer ao Serviço Nacional de Emprego (Sine), que fica na Rua Domício da Gama, 391, Centro, Maricá. Para a inscrição, é necessário apresentar a cópia e original da carteira de identidade ou carteira de trabalho; CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade; PIS; e duas fotos 3 X 4. O processo de seleção para as vagas será feito atendendo os seguintes critérios: renda familiar, residência em Maricá há mais de dois anos; e prioridade para os beneficiários dos programas Moeda Social Mumbuca; Minha Casa, Minha Vida; e Bolsa Família.