Saúde promove atividades em posto de Inoã

0
847
A ação foi destinada às crianças e mulheres. Equipe da Saúde ensinou como fazer o autoexame da mama

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta terça-feira (14/10), atividades especiais para marcar o Dia da Criança e a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, nas Unidades de Saúde da Família Inoã 1 e Chácara de Inoã (USF). As equipes realizaram brincadeiras para a garotada e orientam as mulheres sobre a importância do autoexame das mamas, além de marcarem os exames de preventivo ou papanicolau para o “Dia D”, ação de mobilização que ocorrerá em todos os postos de saúde do município no dia 25/10.

“Esse momento é para trabalharmos o ‘Outubro Rosa’ e continuarmos promovendo a saúde da mulher e a prevenção. É muito importante essa parceria e união entre as crianças, os familiares e os profissionais de saúde. Aconselho a todas as mulheres a virem ao posto e agendarem seu preventivo”, recomendou Rosângela Noronha, coordenadora da unidade de Inoã 1.

A enfermeira Tenilla Selestino, da unidade Chácara de Inoã, palestrou para os presentes e ensinou que o autoexame das mamas deve ser realizado uma vez por mês, fora do período em que a mulher esteja menstruada. “A gente orienta que se espere passar uns três ou quatro dias da menstruação. Basta tocar o seio com as pontas do dedo, sempre em direção ao centro, ao bico do peito. Seja lateral, inferior ou superior. Nesse toque, a mulher poderá sentir se há a presença de nódulo. Se ela perceber alguma alteração, deve procurar uma unidade de saúde”, alertou.

As atividades executadas durante o dia receberam elogios dos profissionais da Saúde e dos moradores da comunidade. “Gosto muito desse trabalho e sempre fazemos programação para crianças e idosos”, lembrou o médico José Luis.  “É difícil ter uma festa para as crianças. Trouxe a minha filha e estamos felizes”, disse Raquel Souza.

Os interessados em agendar os exames do “Dia D” devem comparecer a uma unidade de saúde de Maricá com documento de identidade e cartão do SUS.