Prefeitura anuncia balanço positivo da Flim 2014

Aproximadamente 50 mil pessoas visitaram a Flim nos 15 dias de evento

A 2ª edição da Festa Literária de Maricá (Flim), realizada na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade, de 25/09 a 10/10, teve saldo positivo, com estimativa de aproximadamente 50 mil visitantes nos 15 dias de evento. Após o encerramento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, organizadora da festa em parceria com a Associação Brasileira do Livro (ABL), contabilizou mais de 40 mil livros vendidos, sendo os títulos infantis campeões de venda.

No cálculo geral de visitante, a secretaria somou a participação de mais de 50 escolas municipais, com todos os alunos munidos com seus “vales-livros” de R$30, concedido pela Prefeitura, com a proposta de incentivar e promover a leitura. Os profissionais educacionais da rede pública do município também foram contemplados com o subsídio de até R$ 200 (professores regentes – R$ 200,00; profissionais extraclasses – R$ 100,00; e profissionais de apoio – R$ 50,00). Ao todo, 20.150 pessoas, entre alunos, professores e demais profissionais vinculados à Secretaria de Educação, foram beneficiadas com o projeto. Também compareceram ao evento, escolas particulares e estaduais e população geral da cidade.

Na cerimônia de encerramento, que ocorreu na última sexta-feira (10/10), a secretária de Educação, Adriana Luiza Costa, anunciou o sucesso da feira e citou o planejamento para a próxima edição, prevista para o ano que vem.  "Foi um grande evento, agradeço a toda comissão organizadora, a toda equipe da Cultura e da Educação que trabalharam juntas para que tudo desse certo nesses 15 dias de evento. E que venha a Terceira Edição da FLIM em 2015", comemorou a secretária.

Já a primeira-dama e recém-eleita deputada estadual, Rosangela Zeidan, lembrou na ocasião que a festa literária de Maricá é modelo para outros municípios do Estado do Rio de Janeiro. “Parabéns à ex-secretária de Educação, Marta Quinan, que foi mentora desse projeto. Parabéns para a Adriana Luiza, por dar continuidade, e ao prefeito Washington Quaquá pelo incentivo. Estou muito feliz em participar da Flim, que é hoje um destaque no estado em feira de livros. Depois que Maricá fez, outros municípios estão seguindo os passos da nossa cidade", disse orgulhosa.

A Flim 2014, que prestou homenagem ao escritor Antonio Callado pela riqueza de suas obras e também por ter sido um dos ilustres moradores do município de Maricá, foi executada na praça principal da cidade, em quatro tendas de atividades, onde foram realizadas as palestras, oficinas, shows, contações de histórias, teatro, cinema e outros. O evento reuniu dezenas de expositores com obras literárias e didáticas das principais editoras do país. Foram cerca​ de quatro mil livros expostos em cada um dos 30 estandes instalados no local. A programação contou com a participação de nomes, como Ana Arruda Callado, esposa do homenageado; Altay Veloso; e Bia Bedran.