Mais de mil crianças festejam dia comemorativo em Maricá

Festa organizada pela Prefeitura na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, reuniu mais de mil crianças

Mais de mil crianças, segundo a Secretaria Municipal de Assuntos Religiosos, participaram neste domingo (12/10) da festa destinada a elas, em Maricá. Acompanhados dos responsáveis, as crianças se divertiram num verdadeiro parque de diversões, montado pela Prefeitura na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com pula-pula, piscina de bolinhas, tobogã, pintura artística e apresentações musicais. Além das brincadeiras na praça, o público mirim também ganhou brindes pelo seu dia.

A iniciativa, realizada há sete anos, tem parceria das secretarias municipais de Assuntos Religiosos, Turismo e Lazer, Cultura, Iluminação e Direitos Humanos com a Associação dos Líderes Evangélicos de Maricá (AME) e Associação do Transporte Escolar de Maricá (ATEM). Os shows ficaram por conta dos músicos do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, que ainda se apresentaram em Santa Paula, Itaipuaçu e Ponta Negra. Em Bambuí, o público se divertiu ao som do projeto “Samba di Buteco”.

Para o secretário de Assuntos Religiosos, Sérgio Luís de Souza, o objetivo deste evento foi atingido ao proporcionar um dia de lazer para famílias de baixa renda da cidade. “Foi um sucesso porque conseguimos garantir diversão às crianças, visto que muitas não teriam um dia feliz como esse”, declarou.

Diversão e Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Saúde da Família São José 2 (USF), comemorou o Dia das Crianças na Praça de São José, a principal do bairro, com uma grande ação social, que reuniu brincadeiras, distribuição de lanches, atividades sociais, como corte de cabelo, e orientações para a população. A equipe do posto aproveitou o ensejo para distribuir cadernetas de saúde do adolescente e agendar exames preventivos e físico da mama para o “Dia D”, mobilização em homenagem à campanha Outubro Rosa, em alusão ao combate ao câncer de mama, que ocorrerá no próximo dia 25, em todos os postos de saúde do município.

Segundo com a coordenadora do Programa Estratégia em Saúde da Família, Luana Duarte, que também estava presente, ações como esta, em parceria com a comunidade, são importantes para estreitar o vínculo entre a equipe de saúde e a população. Já o médico uruguaio Ney Bertis, do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, acredita que a ação funciona de complemento das atividades já realizadas na unidade. “Estou acostumado a fazer esse tipo de trabalho. Não é a primeira vez. Resolvi me vestir de palhaço para animar a festividade. Estamos aqui, pois queremos fazer do Dia das Crianças um dia mais alegre”, afirmou o médico. A iniciativa contou com o apoio da Escola de Cabeleireiro Roseli e filhos, do grupo de motociclistas Amigos de Maricá e da Banda de São José.