Saúde comemora campanha “Outubro Rosa” com atividades no Jardim Atlântico

0
513
Ação voltada às mulheres foi em comemoração ao movimento Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades de Saúde da Família (USF) do Jardim Atlântico 1 e 2, realizou nesta quarta-feira (08/10) atividades especiais voltadas para o público feminino. O evento, que ganhou o tema “Conscientizar é Preciso”, integrou as comemorações da campanha “Outubro Rosa”, que visa alertar a população sobre a importância da realização do autoexame das mamas para a prevenção do câncer. Durante a ação, a população participou de palestras, oficinas e aulas de dança.

O dia iniciou com um farto café da manhã e, em seguida, as mulheres presentes participaram das atividades gratuitas, como as aulas de zumba (ritmo dançante com exercícios aeróbicos), oficina de reciclagem apresentada pelo Programa de Educação Ambiental do Emissário Terrestre e Submarino do Comperj; e palestra sobre a importância do autoexame. Além disso, o público utilizou o serviço de cabelos e unhas oferecido pelos profissionais do Instituto Embelleze, que apoiou a ação. “Pensamos uma maneira de trazer as mulheres para cá e mostrar a importância da prevenção. Então, montamos um dia de beleza, com atividades extras”, contou Bruna Albuquerque, enfermeira da USF Jardim Atlântico 2.

De acordo com Ana Claudia de Almeida Medeiros, enfermeira do PSF Jardim Atântico 1, a motivação surgiu na alegria demonstrada pelas pacientes após a realização de eventos anteriores no local. “Sempre gostamos de fazer atividades. Além do atendimento de enfermagem, dos médicos e dentista, temos a ajuda do pessoal da fisioterapia, auriculoterapia, caminhada na praia e muito mais”, enfatizou.

As atividades do evento foram encerradas no final do dia e renderam elogios. “Nessa unidade tudo é bom. A médica é maravilhosa e a gente consegue fazer os exames. Os agentes de saúde vão à nossa casa e isso é tudo de bom”, disse orgulhosa Sandra Prata, que utilizou os serviços de unhas e cabelos. “Faço aula toda semana. Não marco nada para quarta-feira, para vir para cá. Melhorei muito”, conta Eliana Goulart Guimarães, aluna de musicoterapia. “Estou fazendo o cabelo e vou fazer a unha também. Estou amando. Afinal, mulher tem que se embelezar. Tem que andar bonita”, finalizou Inês Valéria Gomes.