Agricultura de Maricá forma primeira turma de plantas ornamentais e frutíferas

Grupo recebeu certificado de conclusão nesta terça-feira, na sede da Secretaria de Agricultura, em Ubatiba

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária, formou nesta terça-feira (07/10), a primeira turma da oficina de Reprodução de Plantas Naturais, Ornamentais e Frutíferas. A cerimônia – que ocorreu na sede da secretaria, em Ubatiba, onde foram executadas as aulas – foi coordenada pela subsecretária de Agricultura, Raquel Lima, e contou com a presença do secretário da pasta, Rubem Pereira. Coube a ambos entregar os certificados de conclusão a 20 alunos.

As aulas, com duração de 28 horas/aula, aconteceram de 16/09 e 07/10 e foram ministradas pelo orquidófilo Alberto Costa, de 77 anos e com 60 de profissão. Há 20 anos Alberto possui um orquidário em Ubatiba, onde realiza experimentos com orquídeas em parceria com seu filho Eduardo. As experiências com as espécies renderam dezenas de registros na Royal Horticultural Society (RHS – Inglaterra), uma das principais associações de orquidófilos do mundo, além de premiações nacionais e internacionais.

Além de orquídeas, os alunos aprenderam com o professor Alberto, em aulas semanais de quatro horas, a cultura de plantas frutíferas e hortaliças, através das técnicas de manejo, como semeio (semeadura), poda e enxertia. “Aprendi com o proprietário de uma empresa que trabalhei e com fregueses orquidófilos que lá iam para comprar e trocar informações sobre a cultura de orquídeas, como climas, solos, gêneros e espécies mais resistentes e belas, cruzamentos e enxertias. Hoje, repassamos o que aprendemos. É um hobby que nos ajuda a sobreviver, pois as orquídeas tem um preço alto no mercado”, contou.

A subsecretária Raquel Lima e o secretário Rubem Pereira agradeceram ao professor a excelência da oficina e aos alunos pela dedicação e boa vontade. “Pretendemos dar continuidade ao projeto. Nossa proposta é formar novas turmas em breve. Nesta primeira edição, as vagas foram preenchidas rapidamente, prova de que há muitas pessoas interessadas em plantar e produzir”, comemorou Raquel.

Entre os alunos formados, Zuleika Gomes, de 58 anos, coordenadora do programa “Mais Educação” da E.M. João Pedro Machado, em Manoel Ribeiro (2º Distrito), diz que se inscreveu com intuito de adquirir conhecimentos práticos para aplicar no projeto “Horto-Escola”, desenvolvido na unidade em que trabalha. “Há alunos que não conhecem o sistema evolutivo de uma planta, e, com a horta, fica mais fácil de ensinarmos na prática como isso acontece”, comentou.

Arino Paulo Júnior, de 53 anos, morador de Itaipuaçu, afirma que a oficina acrescentou conhecimento tanto prático quanto teórico que já possuía. “Como amador, planto algumas espécies de orquídea e pretendo desenvolver mais esse trabalho, com estudo e pesquisa de variedades”, enfatizou. Já Felipe Conceição, de 36 anos, também morador de Itaipuaçu, diz que pretende dedicar-se ao cultivo de orquídeas. “Pretendo montar uma estufa, pois moro próximo à praia e lá o vento é constante, o que prejudica o plantio desse gênero de flores”, conclui.

Pesquisa

O orquidário de Alberto e Eduardo Costa, em Ubatiba, é visitado regularmente por representantes de instituições de ensino, como o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ – Maracanã) e Colégio Agrícola de Itaboraí, além de dezenas de escolas da rede pública federal, estadual e municipal da região, que conhecem, em cerca de três mil metros quadrados e dezenas de estufas, variedades de orquídeas conseguidas através do cruzamento de espécies – Lélias, Catleias, Oncydiuns, entre outras do gênero. “São 25 mil espécies em todo o mundo. O Brasil possui uma diversidade enorme pelo seu clima tropical e semiúmido, sendo que Maricá tem espécies endêmicas muito particulares e adaptadas ao seu clima”, adiantou Eduardo Costa, que apresentou um vídeo sobre o trabalho desenvolvido no orquidário. “Sou conhecedor teórico e minha ciência é através dos livros de cabeceira. Cultivo a orquidofilia como hobby”, comentou o filho de Alberto, que é formado em Administração.