Começam as obras de macrodrenagem da antiga Avenida Dois, em Itaipuaçu

Primeiras intervenções do trabalho começaram entre a Avenida Jardel Filho e a Rua 86, em Itaipuaçu

Equipes da Secretaria de Obras de Maricá iniciaram nesta sexta-feira (3/10) as primeiras intervenções do trabalho de macrodrenagem da região que fica no entorno da Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois), em Itaipuaçu. As obras começaram pela parte da via próxima à junção com a Rua 86, onde vai ficar o ponto de desague. Estão sendo colocadas peças pré-moldadas que vão levar a água das chuvas até o rio Bambu.  Os primeiros conjuntos chegaram na tarde da quinta-feira (02/10) e já foram descarregados nos locais onde ficarão. Cada seção da galeria de drenagem – que ficará sob o pavimento da rua – tem 4,9 metros de diâmetro e dois metros de altura, e é formada por duas peças. Somadas, pesam 8.500 kg.

No total, a rede terá cerca de quatro quilômetros de extensão entre a Rua 86 e as imediações da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), beneficiando também cerca de outras 40 ruas do loteamento Jardim Atlântico, que vão receber redes de drenagem ligadas ao escoamento principal. As obras seguirão até o trecho de subida da Avenida Jardel Filho, já nas proximidades da região do Barroco.

O investimento total da obra é de R$ 29,9 milhões, dos quais R$ 20 milhões são a contrapartida da Petrobras pela construção do emissário de efluentes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaipuaçu. Por estar situada em uma espécie de bolsão, a região da antiga Avenida Dois é uma das que mais sofre com alagamentos. Quando chove, a posição impede que a água coletada escoe normalmente em direção ao canal, ficando represada. A ordem de início foi dada em meados de setembro e a previsão é que a intervenção dure aproximadamente doze meses.

Neste ano, a Prefeitura já havia realizado obras de drenagem em outras duas áreas de Itaipuaçu. As equipes atuaram na região de Flamboyants e no Jardim Atlântico Centro, que inclui a Rua 42 e seu entorno, além da área entre a Avenida Carlos Marighela (antiga Estrada de Itaipuaçu) e o trecho inicial da antiga Rua Um.

As intervenções realizadas são semelhantes às que foram feitas no Parque Vera Cruz, entre agosto de 2013 e maio deste ano. No local, uma grande obra de drenagem passou a escoar a água da chuva vinda de Itaocaia Valley até um córrego, no loteamento vizinho de Chácaras de Inoã. A ação foi complementada com o asfaltamento das ruas 1, 15 e 18.