Saúde promove palestra educativa para jovens de Maricá

0
449
Jovens participam de palestra sobre sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez, saúde bucal e transtornos alimentares

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (29/09), o evento “Promovendo a saúde do adolescente”, na Unidade de Saúde da Família Inoã 2 (USF). Na palestra, vários assuntos foram abordados, como sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez na adolescência, violência e saúde bucal (com distribuição de kit, contendo pasta, escova e fio dental), além de transtornos alimentares, como a anorexia e a obesidade.

De acordo com a coordenadora do posto, Fernanda Salustiano Barbosa, a iniciativa foi pensada para tratar assuntos importantes e ligados aos jovens e  adolescentes. “Há a necessidade de trabalharmos a prevenção das DSTs, a nutrição e a questão do peso, o tabagismo e os perigos do cigarro”, explicou. Para a realização da palestra, foram convidados nutricionistas, enfermeiras, psicólogo, dentista e outros profissionais.

Para a médica Roseli Moraes, o evento foi realizado pelo fato dos profissionais de saúde perceberem a falta de conhecimento em relação a assuntos diversos, como a vacina contra o Papilomavírus humano (HPV) e a prevenção de outras doenças.  “Esse é o primeiro evento que fazemos voltado para adolescentes. Temos um número grande de frequentadoras grávidas. Trazer o adolescente para o posto, para que ele tenha esse local como uma segunda casa, principalmente em questão de segurança e também para tirar dúvidas e participar das atividades, é nosso desejo. Que eles tenham a unidade como referência”, destacou a médica.

A subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, afirma que uma das maiores preocupações da Secretaria de Saúde é esclarecer as dúvidas sobre a prevenção de DSTs e gravidez precoce. “Esse tipo de ação com debates e palestras será uma constante nas escolas, associações de moradores, unidades de saúde, igrejas e onde houver a oportunidade”, garantiu.

Além das palestras, os jovens aprenderam a preparar o suco “detox”, feito com couve e frutas batidas no liquidificador. Segundo Elisa Simas, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) do município, o suco verde valoriza as fibras, tem vitaminas e minerais, acelera o metabolismo, é antioxidante e atua na prevenção do câncer e no combate ao envelhecimento precoce. “Como é o sabor da fruta que se destaca e não o da couve, você pode usar com manga, maçã, melancia, abacaxi e outras frutas”, explicou a nutricionista.

Os jovens e adolescentes que tiverem qualquer dúvida sobre os assuntos tratados no evento podem comparecer à USF Inoã, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 14,5, Inoã (ao lado do DPO). A partir do dia 01/10 (quarta-feira) o atendimento na unidade será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.