Secretaria de Obras inicia intervenções em 14 bairros nesta semana

A Secretaria Municipal de Obras anunciou nesta segunda-feira (29/09) que seguirá com o ritmo acelerado das obras em outubro. Só no início desta semana, as equipes da Prefeitura já iniciaram as intervenções em 14 bairros diferentes do município, principalmente na Barra de Maricá e Parque Nanci.

Na Barra, o trabalho de pavimentação acontece no trecho inicial da Avenida Maysa, entre a ponte da Barra e a Rua 1 – devido à instalação do emissário submarino, a Rua Zero não está inserida nesta primeira etapa do cronograma de obras. Após a conclusão deste trecho, segundo a secretaria, será a vez das ruas entre a avenida e a orla do bairro receberem urbanização.

Já no Parque Nanci, a equipe finaliza o asfaltamento da via paralela ao quilômetro 25 da rodovia RJ-106 (onde restam apenas 300 metros a serem urbanizados) e, também, do trecho da Estrada Velha de Maricá que corta e parte interna do bairro. Ao longo da semana, demais equipes da Prefeitura irão atuar ainda no Caju, Spar, Colinas, Araçatiba, Condado, Bambuí, Flamengo, Bosque Fundo, Chácaras de Inoã, Itaipuaçu (Rua 14), Pedreiras e Centro (Rua 22). “Temos uma previsão de chuva para os próximos dias, mas, mesmo assim, nosso objetivo é finalizar todas essas frentes de obras nesta semana”, reforçou o secretário Fernando Rodovalho.

Desde o início deste governo, em 2009, a Prefeitura investe maciçamente em todo município para reduzir um passivo histórico de décadas sem urbanização. Até 2009, a cidade contava apenas com 69 km de vias asfaltadas em uma área de 362 km². De lá até 2013 já foram pavimentados 134 km de vias e, este ano, a Prefeitura já pavimentou mais de 64 km, quase a mesma quantidade realizada em todo o ano de 2013. A meta é chegar a dezembro dobrando a quantidade.

Urbanização concluída no Canal da Cidade

O último trecho da Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa (antiga Avenida Um) – entre as ruas Boaz Velasco e Alferes Gomes -, no Centro de Maricá, que margeia o Canal da Cidade, foi finalizado neste final de semana. A partir dos próximos dias, operários da Prefeitura de Maricá trabalharão para terminar as calçadas e o canteiro central. Nesta segunda-feira (29/09), alguns motoristas já circulavam pelas novas pistas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, além da parte de sinalização (que inclui instalação de placas e pintura de faixas), falta definir como será o acesso à via para quem vem da Barra de Maricá. Para isso, está sendo realizado um estudo em conjunto com a Secretaria de Trânsito e Transportes. A tendência é que seja adotado o mesmo sistema implantado desde a abertura do primeiro trecho, com uma pista para cada sentido e duas rotatórias para retorno.

Na avenida, foram mais de três anos de intervenções, que começaram em julho de 2011 e se prolongaram em razão da peculiar complexidade do local, provocada pela umidade natural e pelas mudanças de tempo. No início da obra, a principal ação foi à substituição da pequena ponte que tinha sobre o canal e era parte da Rua Álvares de Castro. A velha estrutura, que tinha mais de 50 anos, foi inteiramente removida e, em seu lugar, colocada uma estrutura de concreto com a mesma profundidade do restante do canal.

Mesmo não estando prevista no projeto original, a obra foi importante para a remodelagem do trecho, que fica no cruzamento entre a avenida e a Rua Álvares de Castro, onde fica a Prefeitura de Maricá e que leva ao bairro de Araçatiba. O primeiro trecho remodelado, entre a Álvares de Castro e a Rua Alferes Gomes, foi aberto há quase dois anos, em outubro de 2012.

Duas áreas de convivência foram construídas no local e, em uma delas, foi instalado o monumento conhecido como “mesa dos imortais”, com a escultura de bronze da cantora Maysa, do antropólogo Darcy Ribeiro e dos jornalistas João Saldanha e Antônio Callado, figuras ilustres que frequentaram a cidade e parecem conversar num bar. O local se tornou a mais nova atração turística do Centro da cidade.