Festa Literária de Maricá conta a participação de alunos do município

Festa Literária de Maricá conta a participação de alunos do município

O segundo dia da Festa Literária de Maricá (Flim) contou com a presença de alunos da rede pública de ensino do município. Nesta sexta-feira (26/09), cerca de 1200 estudantes foram visitar o evento, que acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Brasileira do Livro (ABL), o evento é aberto a toda a população, com a exposição do catálogo das principais editoras do país. São 30 estandes disponíveis com, aproximadamente, quatro mil livros em cada um.

Com o objetivo de incentivar a leitura, a Prefeitura distribuiu aos alunos um vale-livro de R$30 para compra das obras que mais gostarem durante o evento. Esse é o caso da estudante do 5º ano da Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos (Ponta Negra), Giovana da Silva Teixeira, de 13 anos. Leitora voraz, a aluna já gastou o vale oferecido com a compra de dois livros: “Fala Sério, Amor”, de Thalita Rebouças, e “O Sal da vida: o que faz da vida valer a pena”, de Françoise Héritier. “Vim o ano passado e fiquei toda feliz quando soube que esse ano poderia comprar mais livros. Ler é minha maior diversão. Quando não tenho livros novos, vou à biblioteca e descubro novidades”, declarou a aluna.

Também apaixonado pela leitura, principalmente por livros de jogos, o estudante do 9º ano da E. M. Joana Benedicta Rangel, Pedro Almeida, de 14 anos, estava muito feliz em participar da Flim. “É muito legal poder ver tantos livros interessantes num só lugar”, destacou o aluno que adquiriu um dos livros da saga "Assassin’s Creed", de Oliver Bowden. Pedro estava acompanhado de sua mãe Tânia Almeida, que elogiou a festa. “Esse evento é muito importante porque estimula nas crianças o amor pela leitura e pelo conhecimento. Sempre que posso, leio e incentivo os meus filhos a viajar no mundo dos livros”, frisou.

Além dos alunos, a distribuição de vales é estendida aos profissionais da rede municipal de ensino, beneficiando ao todo 20.150 pessoas. Contudo, professores, orientadores pedagógicos, diretores de escolas e todos os profissionais efetivos da área educacional receberão os subsídios, com valores de até R$ 200 (professores regentes – R$ 200,00; profissionais extraclasses – R$ 100,00; profissionais de apoio – R$ 50,00).

Para a diretora da Escola Municipal Alfredo Nicolau da Silva Junior, Renata Coube, a Flim veio num momento muito oportuno por ser parte integrante do projeto de leitura realizado na escola. “Esse evento dá continuidade reforça o projeto de formação de leitor que realizamos na escola. Estamos com um projeto muito interessante de contação de história com a participação da família dos alunos, o que ajuda em tornar a leitura um hábito inclusive dentro de casa”, afirmou a diretora da unidade, que atende 463 alunos do maternal ao 7º ano. Para ela, a distribuição dos vales incentiva os alunos e profissionais da rede de ensino a buscar o conhecimento por novos autores e linguagens. “E o mais legal é que nenhum conhecimento é em vão. Tudo pode ser adaptado e trabalhado em sala de aula de forma a tornar a disciplina mais dinâmica e interessante”.

Quem também está muito satisfeito com o evento é o vendedor Renato Leonardo Pereira, que admitiu ter se surpreendido positivamente com o resultado da feira no ano passado. “Foi muito além da minha expectativa. Vendi muitos livros e fico feliz por ter feito parte desse projeto. Por isso, para esse ano, aumentei o número de livros e trouxe, uma média, de oito mil títulos”. Segundo Renato, dentre os mais requisitados estão “A Culpa é das Estrelas”, do escritor americano John Green, Divergente da autora Veronica Roth, e todos os livros da jornalista e escritora brasileira, Thalita Rebouças, que mais vende livros no país para o público adolescente. Membro da ABL, Renato participa de feiras literárias em diversas cidades, como Queimados, Nova Iguaçu e Volta Redonda. “Maricá foi a primeira a distribuir vales para alunos e professores, o que contribui muito para a venda de exemplares. E essa iniciativa é tão benéfica que já está sendo copiada por outras cidades, como por exemplo, São Fidélis”.

Acompanhe aqui a programação completa da Flim, que se estenderá até o dia 10/10.