Cineclube Henfil exibe filme o clássico “Era Uma Vez em Tóquio”

0
353
Cineclube Henfil exibe filme o clássico “Era Uma Vez em Tóquio”

Sessão é gratuita e acontece na próxima quarta-feira (24/09), às 19h, na Casa Digital, no Centro

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta na próxima quarta-feira (24/09) o filme “Era Uma Vez em Tóquio” (Tokyo monogatari), que encerra a programação de setembro dedicada à exibição de títulos orientais.  A sessão é gratuita e acontece às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro).

Dirigido por Yasujirô Ozu, o drama foi eleito como o terceiro melhor filme dos 250 maiores da história do cinema na tradicional enquete com 850 críticos de 73 países, feita pela revista Sight & Sound, atrás apenas de "Um Corpo que Cai" (1958) e "Cidadão Kane" (1941). Lançado em 1953, com 140 minutos de duração e ainda em preto e branco, o clássico foi relançado esse ano e retrata a questão do envelhecimento, abandono e o papel social do idoso.

O Cineclube Henfil foi reaberto em dezembro de 2012 com exibição de filmes gratuitos de grandes autores do cinema mundial. Já passaram pelas telonas do projeto clássicos de Alfred Hitchcock; Charlie Chaplin; Mazzaropi; musicais de Hollywood ("Cantando na Chuva" e "Chicago"); documentários sobre as obras de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Violeta Parra, Pablo Neruda e Graciliano Ramos; além de filmes sobre o Golpe de 64, Carlos Marighella, Luís Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, João Goulart, entre outros.