Assistência Social realiza campanha para arrecadar cabelos

A ação solidária de doar cabelos para pacientes em processo de quimioterapia contou com crianças, adolescentes, adultos e idosos

Ocorreu nesta segunda-feira (22/09), no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), a campanha “Doe Autoestima”, idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação solidária de doar cabelos para pacientes em processo de quimioterapia contou com crianças, adolescentes e senhoras. Cerca de 20 pessoas participaram da iniciativa.

A subsecretária da pasta, Laura Costa, foi uma das pessoas que aderiram à campanha. “Agradeço a todas vocês pelo ato nobre. Também fiquei sensibilizada com a campanha e doei meus fios. Espero que todas fiquem felizes como eu e que divulguem para as amigas doarem também. O corte pode ser feito pelo próprio cabeleireiro e suas madeixas entregues na sede da secretaria”, ressaltou Laura. A ação tem parceria com o salão Lu Tyene.

Na espera do seu corte, Cecília Mara Bittercout, de 63 anos, relatou sua luta contra o câncer de mama. “Descobri que tinha câncer de mama em 2001, passei pelo tratamento de quimioterapia e é muito difícil. Muda diversas coisas na nossa vida, principalmente a perda dos cabelos devido aos efeitos colaterais, que mexe com a autoestima de nós mulheres. Fico imensamente gratificada em dizer que hoje eu posso doar meus cabelos para quem está passando pelo o que eu passei e desejo que todas sejam curadas assim como eu fui”, contou emocionada.

A adolescente Thaynara Velascos, de 17 anos, ficou empolgada com a iniciativa e espalhou a ideia para suas amigas. “Fiquei sabendo da campanha através da minha mãe. Eu já estava querendo cortar meus cabelos, mas depois que fiquei sabendo da doação fiz questão de cortar um pouco a mais, afinal nosso cabelo cresce”, disse Thaynara.

O auge do evento foram as irmãs Ana Carolina e Rafaela Vieira, de 8 e 5 anos, respectivamente. A mãe das meninas contou que o pedido para a doação partiu da filha mais velha, que tem uma amiga que está em tratamento. “Minha filha tem uma amiguinha no colégio que está passando pelo tratamento de quimioterapia e está carequinha. Quando ela descobriu que podia cortar seus cabelos para fazer peruca, ela ficou animada. Quando fui procurar o salão que tinha aderido à campanha, fiquei sabendo que hoje teria esta ação aqui no CEU. Estamos muito felizes”, relatou.

Os interessados em participar da campanha podem cortar o cabelo com seus cabelereiros e doar na sede da Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua Domício da Gama, 386/398, no Centro de Maricá, ou no salão Lu Tyene, situado na Avenida Francisco Sabino da Costa, 169, também no Centro de Maricá. A secretaria agendou para o dia 29/09 (segunda-feira) outra ação de doação, que será realizada no Rotary Maricá Itaipuaçu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2637-3648.