Ambiente inicia plantio de mudas em propriedade no Silvado

Ambiente inicia plantio de mudas em propriedade no Silvado

Ação faz parte de um programa de reflorestamento de áreas marginais a rios

A Secretaria Municipal de Ambiente iniciou na manhã deste domingo (21/09) mais uma etapa do programa “Maricá + Verde”, com o plantio simbólico de mudas de árvores no bairro Silvado. A ação – que marcou ainda o Dia da Árvore (21/09) e o início da Primavera (22/09) – integra o lançamento do projeto Banco de Áreas para Recuperação da Cobertura Vegetal, que começará com a execução do acordo a ser firmado nessa semana entre a Prefeitura de Maricá e o proprietário da Fazenda Toulon, que cedeu uma área de aproximadamente 22 hectares para o plantio de 36 mil mudas.

A ação de reflorestamento, que se estenderá ao longo de 3,8 km de extensão dos rios Silvado e Caboclo, local onde se localiza a fazenda, é decorrente da contrapartida da Petrobras com o município, que fornecerá as espécies para o plantio de 300 mil mudas por conta das obras de instalação do emissário submarino do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).

A execução do trabalho, após viabilidade técnica, tem previsão de conclusão de aproximadamente três meses. O Secretário de Ambiente, Tiago de Paula, falou sobre a iniciativa. “Todos os proprietários ou posseiros que possuem em suas terras nascentes ou cursos de rios deverão, até abril de 2015, reflorestar as margens dos rios e as nascentes, em uma faixa de 30m de cada lado. Por isso, decidimos implantar essa nova fase que se trata do Banco de Áreas para Recuperação da Cobertura Vegetal, em que a Prefeitura firmará um termo com os proprietários de terras para o plantio de mudas”, declarou.

Segundo o secretário, o não cumprimento a lei federal de reflorestamento poderá acarretar em multas e dificuldades no registro das terras ou sua venda. Já o subsecretário de Ambiente, Evandro Sathler, destaca a importância dessa primeira ação. “O Rio Silvado é um dos responsáveis pelo abastecimento de água para Maricá. A Cedae capta suas águas logo abaixo da fazenda Toulon para distribuir por toda a cidade. Essa iniciativa vai melhor qualitativa e quantitativamente a nossa água. Nossa proposta é despertar o interesse de adesão ao programa de outros proprietários de terra”, afirmou. Vale destacar que o acordo não implica em transferência patrimonial, nem em perda da posse ou de qualquer direito a terra.

Plantio de mudas

Alunos da Escola Municipal Benvindo Taques Horta e desbravadores do Clube Serra e Mar participaram do plantio de mudas de pau-brasil, ipê roxo e amarelo. Júlia Nunes, de oito anos, aluna do 2º ano, adorou participar pela primeira vez do plantio de árvores. “É legal porque estou ajudando a preservar a natureza. Quero fazer isso mais vezes”. Para Pedro Costa, de seis anos e aluno do 1º ano da escola, também adorou participar da iniciativa. “A árvore vai crescer muito e sempre vou passar por aqui para ver. Lá em casa, minha mãe planta pés de laranja e limão e sempre molho e cuido deles”.Os interessados em participar da nova etapa do programa “Maricá + Verde” devem entrar em contato com a Secretaria de Ambiente, que fica na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, 428, no Flamengo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2637-3835.

Programa “Maricá + Verde”

Lançado em março desse ano, o programa “Maricá + Verde” tem objetivo estratégico de recuperar as áreas de preservação permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios. Até o momento, já foram plantadas mais de três mil mudas da Mata Atlântica em diferentes bairros dos quatro distritos de Maricá (Sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu). Além do plantio às margens dos rios, algumas das ações, em parceria com as secretarias de Educação e Ação para Idosos, ocorreram em escolas privadas e públicas do município.