Prefeitura de Maricá realiza 2ª edição da Festa Literária a partir do dia 25

Prefeitura de Maricá realiza 2ª edição da Festa Literária a partir do dia 25

FLIM reunirá dezenas de expositores na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel. Programação contará ainda com participação de escritores

Com objetivo de incentivar a leitura, a Prefeitura de Maricá vai sediar, a partir do dia 25/09, a 2ª edição da Festa Literária, mais conhecida como Flim, que este ano, presta homenagem ao escritor Antônio Callado pela riqueza de suas obras e também por ter sido um dos ilustres moradores do município. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação Brasileira do Livro (ABL), o evento é gratuito e destinado para toda a população. A abertura da festa será às 18h30, na Praça Orlando de Barros Pimentel, com o show do grupo Sinfônica Ambulante.

O evento reunirá dezenas de expositores com obras literárias e didáticas das principais editoras do país. Pela parceria com a Associação Brasileira do Livro, a estrutura física caberá à entidade, que realiza feiras gratuitas desde 1957. A previsão é de que pelo menos 30 estandes serão montados e o cálculo de livros em exposição chegue a quatro mil unidades em cada um. Já a Prefeitura ficará responsável pela programação da feira, além da segurança do evento.

Além dos estandes, uma extensa lista de atrações movimentará as quatro tendas que serão montadas na praça principal de Maricá. Dentre os destaque estão as apresentações culturais, sessões de cinema, palestras, rodas de leitura e lançamento de livros, como “Irado”, do autor Cláudio Carvalho, no dia 29/09, às 16h; “Da Caserna aos Cárceres”, de Isabel Aragão; e “O Golpe Começou em Washington”, de Leonardo Brito – ambos no dia 30/09, às 19h, além de “Coração Disponível para o Seu Sim”, de Fernanda Bortone, no dia 09/10, às 18h.

A Flim ainda contará com a participação da cantora e educadora Bia Bedran, considerada uma referência em arte e educação, com públicos cativos em shows, peças de teatro infantil e palestras para adultos, no dia 08/10, às 15h. Também na parte artística haverá no dia 02/10, às 18h, show do cantor, instrumentista, compositor e poeta Altay Veloso. Autor de mais de 450 músicas, suas obras foram gravadas por boa parte dos artistas da MPB, como Alcione, SPC e Negritude Jr.

A programação, que seguirá até o dia 10/10 (data de encerramento da festa literária), também contará com a palestra, no dia 30/09, às 16h, da escritora, jornalista e viúva do homenageado, Ana Arruda Callado, sobre o tema “As Guerras de Antônio Callado”. Outro ponto forte da feira é a participação do ilustrador e caricaturista Gil Cartunista, no dia 08/10, das 15h às 17h, com a palestra “A Ilustração no Seu Uso Geral” e, no dia 09/10, das 14h às 16h, com a oficina “Processo de Confecção de Livro Infantil”.

Veja aqui a programação completa.

Vale-livro

Como executado no ano passado, a Prefeitura entregará aos alunos um vale-livro de R$30  para compra das obras que mais gostarem durante o evento. A distribuição dos vales será estendida aos profissionais da rede municipal de ensino, beneficiando ao todo 20.150 pessoas. Contudo, professores, orientadores pedagógicos, diretores de escolas e todos os profissionais efetivos da área educacional receberão os subsídios, com valores de até R$ 200 (professores regentes – R$ 200,00; profissionais extraclasses – R$ 100,00; profissionais de apoio – R$ 50,00).

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, falou sobre a importância da festa. “Nossa proposta é despertar a sensibilidade para a leitura e democratizar ainda mais o acesso aos livros. Acreditamos no encanto, fascínio e no potencial de formação dos livros e estamos felizes por organizar um evento desse porte para incentivar a leitura”, destacou.