Assistência Social promove capacitação para agentes comunitários

0
574
Cerca de 60 agentes comunitários participaram da palestra, que teve foco no trabalho em rede

Cerca de 60 agentes comunitários do município, lotados em diferentes unidades de saúde, participaram nessa quinta-feira (18/09), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), de uma capacitação técnica promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A palestra, que ocorreu das 9h às 14h, foi ministrada pela subsecretária Laura Vieira da Costa, que ainda realizou dinâmica de grupo envolvendo simulações com a comunidade, interação de equipes e conhecimento de situações de atendimento.

Na ocasião, também foram apresentados todos os serviços em rede oferecidos pelo município na área de Saúde (unidades de saúde, SAMU, consultório de rua) e Assistência Social (CRAS, CREAS, Acolhimento Social). Além disso, foram abordados temas de violência sexual e doméstica, erradicação do sub-registro civil, abandono e maus tratos à criança e ao idoso, entre outros. “A importância do trabalho em rede vai além do simples exercício da função. O agente comunitário é um elemento de integração entre o governo e a comunidade”, comentou Laura Vieira. 

A agente comunitária Débora Lacerda, de 37 anos, moradora de Bambuí, trabalha há um ano e meio no Posto de Saúde da Família (PSF) e aprovou plenamente a capacitação. “Estou recebendo informações importantes para o exercício da minha função, como o trabalho em rede. Aprendi a quais setores devo recorrer para ajudar mais  o município”, concluiu.

A Secretaria de Assistência Social agendou nova capacitação com os agentes comunitários, para o dia 01/11. Desta vez, o encontro ocorrerá, das 9h às 16h, no CIEP 391 – Prof. Robson de Mendonça Lou, em Inoã. “Será mais uma capacitação ‘in loco’, que ajudará a entender mais e a desenvolver o trabalho em rede”, completou a subsecretária.