Prefeitura lança mais uma etapa do “Maricá + Verde”

Mais de três mil mudas já foram plantadas em diferentes pontos da cidade, incluindo escolas municipais

No domingo (21/09), às 10h, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, lançará mais uma etapa de execução do programa “Maricá + Verde”, que tem o objetivo estratégico de recuperar as áreas de preservação permanente (APP) do município, em córregos e rios. A nova fase trata-se do Banco de Áreas para Recuperação da Cobertura Vegetal, em que a Prefeitura firmará um termo com os proprietários da Fazenda Toulon (local da cerimônia, que fica na Estrada Comandante Celso, s/nº, Silvado), que cederam uma parte do terreno para o plantio de 36 mil mudas.

O reflorestamento ocorrerá ao longo de 3,8 km de extensão dos rios Silvado e Cabloco, incluindo aproximadamente 22 hectares da fazenda. O plantio e as mudas serão fornecidos pela Petrobras, como uma parte da compensação ambiental – no total, a cidade receberá da empresa 300 mil mudas – devido às obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A execução do trabalho, após viabilidade técnica, tem previsão de conclusão de aproximadamente três meses. “A recuperação da margem do córrego e rios é de responsabilidade dos posseiros e proprietários, mas, como receberemos essas mudas da Petrobras para plantar, decidimos implantar essa nova etapa do programa na cidade”, conta o subsecretário de Ambiente, Evandro Sathler.

A expectativa dessa primeira ação com o lançamento do banco de áreas, como explica o subsecretário, é aguçar o interesse de outros proprietários de terras da região. “O bairro do Silvado é uma área estratégica para o município por conta do abastecimento de água, mas nada impede de executarmos o projeto em outras regiões da cidade. É bom ressaltar que essa ação não implica em transferência patrimonial”, afirma.

Os interessados em participar da nova etapa do programa “Maricá + Verde” devem entrar em contato com a Secretaria de Ambiente, que fica na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, 428, no Flamengo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2637-3835.

Programa “Maricá + Verde”

Lançado em março desse ano, o programa “Maricá + Verde” tem objetivo estratégico de recuperar as áreas de preservação permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios. Até o momento, já foram plantadas mais de três mil mudas da Mata Atlântica em diferentes bairros dos quatro distritos de Maricá (Sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu). Além do plantio às margens dos rios, algumas das ações, em parceria com as secretarias de Educação e Ação para Idosos, ocorreram em escolas privadas e públicas do município.