Assistência Social homenageia profissionais do município

Evento para psicólogos e assistentes sociais ocorreu no CEU, na Mumbuca

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu a palestra “Psicologia e contribuições para o desenvolvimento do Sistema Único Social – SUAS”, nesta terça-feira (16/09), em homenagem aos psicólogos e assistentes sociais do município. A ação ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, e contou com a presença de autoridades municipais.

A palestra foi ministrada pela conselheira do CRP-RJ (Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro), Juliana Gomes, que apresentou aos profissionais presentes o importante papel do psicólogo e do assistente social na atuação no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e no CRAS. “Políticas sociais recentes, como o Sistema Único de Assistência Social, geram importantes campos de trabalho para os psicólogos. Por isto, a inserção deles nos CRAS vem a ser uma grande evolução transformadora na forma de atuação, principalmente por conseguir afastar-se de um trabalho meramente clínico e elitizado para um trabalho que visa o social e o comunitário. É importante que todos esses profissionais desconstruam atuações antigas e sistematize afazeres para bem atender o usuário”, destacou Juliana.

O secretário de Assistência Social, Jorge Castor, parabenizou todos os profissionais pelo excelente trabalho em equipe em prol da população. “Parabéns a todos os psicólogos e também os assistentes sociais que realizam serviços de desenvolvimento e reestruturação do grupo familiar, bem como o acompanhamento individual e encaminhamentos. Fico grato em fazer parte desta secretaria que trabalha para a população”, elogiou Castor.

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Laura Costa, os processos acadêmicos desses profissionais não os preparam de modo absoluto para esse trabalho, pois não há referenciais teórico-metodológicos específicos capazes de suprir os afazeres nesse campo. “Apesar desta crescente demanda, esse novo campo apresenta alguns problemas urgentes e emergentes, que necessitam ser superados. Não existe muita procura por estágios no campo social comunitário pelo fato das redes acadêmicas não suprir as dúvidas deste profissional no âmbito do CRAS, além da carência de publicações de referências específicas”, relatou Laura.

Ao final do evento, todos os homenageados foram convidados para uma pequena confraternização, organizada pela subsecretaria de Proteção Social Básica.

Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada às famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.