Curso de Inglês valoriza currículo de profissionais da área turística de Maricá

Pensando na valorização e expansão turística de Maricá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, iniciou, no dia 25/08, um curso de inglês básico para conversação, totalmente gratuito. Destinado a 100 profissionais de hotéis, pousadas, restaurantes, atendentes de comércio e motoristas de táxi, preferencialmente moradores da cidade, o curso é ministrado pela Brava Language Training, uma empresa líder em ensino e consultoria de idiomas, que ganhou licitação realizada em junho de 2014 para execução do projeto.

A secretária municipal de Trabalho, Margareth Figueira, visitou as instalações na tarde desta terça-feira (09/09) e destacou a importância dessa iniciativa. "Queremos permitir o enriquecimento linguístico e cultural de nossa população frente ao novo cenário da cidade de Maricá que se abre para investimentos e iniciativas internacionais", declarou a secretária.

Com aulas de conversação prática e temática, os alunos desenvolvem a fluência para falar com segurança, além de trabalhar questões culturais e habilidades de comunicação. “O principal objetivo é praticar situações que possam ser vivenciadas no cotidiano dessas profissões. Por isso, o curso é customizado de acordo com a necessidade de cada público”, ressaltou a diretora  da empresa Kelly Sbruzzi Ronchi. Outro ponto positivo do curso, segundo a diretora, é quanto ao corpo docente. “São professores capacitados e experientes que fazem uso de uma abordagem prática, dinâmica e comunicativa. Durante as aulas, eles não se prendem apenas na gramática da língua inglesa, mas sim na necessidade do profissional em saber atender bem o turista”, declarou.

Com duração de quatro meses, o aluno recebe um livro específico (“Welcome to Brazil” – nível 1), contendo 20 unidades, exercícios e dois CDs que permitem ao aluno aprimorar a fala. Em três turnos (manhã, tarde ou noite), as aulas são realizadas durante dois dias na semana, com duração de 1h30 cada dia, ou aos sábados, com duração de 3h. Ao fim do curso, será entregue certificado de conclusão aos alunos com frequência superior a 75% das aulas. O curso é realizado no Espaço Prima (Rua Ribeiro de Almeida, 158 – Centro). A coordenadora do curso em Maricá, Ana Francisca Flores, explicou que para a formação das turmas foi necessária a realização de uma pesquisa de mercado para conhecer o perfil do público-alvo. “Recebemos muitos inscritos, mas nosso objetivo era priorizar aqueles alunos que possam vivenciar situações que necessitam do inglês. Maricá vive um cenário muito positivo com a necessidade de ter profissionais capazes de atender bem ao turista”, frisou a coordenadora.

Uma das alunas, a atendente de lanchonete, Ana Claudia Fonseca, de 34 anos, lembrou-se da dificuldade que teve ao atender um turista na época da Copa do Mundo. “Não conseguia entender nada que ele queria. Passei vergonha, mas tenho certeza, que, agora, apesar do pouco tempo de curso, já me sairia bem melhor”. Formada em técnica de Segurança do Trabalho, Ana Claudia confessou que já perdeu excelentes oportunidades de emprego por falta do inglês. “Quero crescer profissionalmente e isso é o que mais me motiva a continuar as aulas”. Já Emerson da Cunha, de 41 anos, acredita que o curso é o passaporte para um novo emprego. Atualmente, ele trabalha como segurança em uma empresa de ônibus, mas irá iniciar em breve um curso técnico de logística portuária. “Para essa nova área, é fundamental que eu tenha o domínio completo do inglês. Estou me dedicando ao máximo. Venho a todas as aulas e, em casa, treino os exercícios do livro. Esse curso vai contribuir e muito para eu poder dar um futuro melhor para minha família”, declarou.

As aulas seguem até dezembro desse ano, e, de acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, em novembro, serão abertas novas 100 vagas para aulas a partir de janeiro de 2015.