Novo trecho da antiga Avenida Um começa a ser asfaltado

Nessa semana, equipe da Secretaria Municipal de Obras iniciou asfaltamento do trecho entre as ruas Seis e Boaz Velasco

Obras no entorno do Canal da Cidade têm previsão de conclusão para outubro

O Centro de Maricá está a cerca de 300 metros de ganhar uma nova alternativa de acesso às praias da cidade. Esta é a extensão do trecho ainda a ser urbanizado da Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa (antiga Avenida Um), que margeia o Canal da Cidade. A Secretaria Municipal de Obras iniciou nessa semana o asfaltamento de mais uma parte da via, agora entre as ruas Seis e Boaz Velasco. Segundo o órgão, as pistas que ficam entre a Boaz Velasco e a Alferes Gomes deverão estar prontas até o início de outubro.

A grande novidade do trecho em obras é o canteiro que fará uma convergência entre as ruas Seis, Levi Ribeiro (que ficam ao lado da pista sentido Centro) e Vereador Francisco Sabino (no lado oposto, sentido Barra). De acordo com secretário Fernando Rodovalho, um estudo em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes vai definir se o local será utilizado como rotatória para os veículos, semelhante ao que ocorre no cruzamento da avenida com a Rua Alferes Gomes. Assim como foi feito em outros trechos, a beira do canal está recebendo grades de proteção.

“Como já falamos antes, esta é uma obra complexa em razão da área ter o canal e, com isso, concentrar umidade. Creio que, se o tempo continuar firme como está, podemos entregar toda a via pronta até outubro. Com certeza, quem buscar as praias próximas ao Centro neste verão já poderá utilizar a nova avenida”, acredita Rodovalho, lembrando que, ao final da urbanização, será utilizada uma máquina retroescavadeira (tipo bobcat) para a limpeza do leito do canal.

Para quem mora na localidade, a mudança é motivo de alegria. “Vai ser muito melhor para todos aqui poder andar numa rua melhor do que estava. Antes era lama pura. Além disso, está ficando tudo muito mais bonito”, elogia a dona de casa Cristiane da Silva, de 34 anos, e que mora há 14 na avenida.

Obra teve remoção de ponte

A peculiar complexidade fez com que a intervenção, que começou em julho de 2011, se tornasse uma das mais longas da atual administração. No início da obra, a principal ação foi a substituição da pequena ponte que tinha sobre o canal e era parte da Rua Álvares de Castro. A velha estrutura, que tinha mais de 50 anos, foi inteiramente removida e, em seu lugar, colocada uma estrutura de concreto com a mesma profundidade do restante do canal.

Mesmo não estando prevista no projeto original, a obra foi importante para a remodelagem do trecho, que fica no cruzamento entre a avenida e a Rua Álvares de Castro, onde fica a Prefeitura de Maricá e que leva ao bairro de Araçatiba. Duas áreas de convivência foram construídas no local e, em uma delas, foi instalado o monumento conhecido como “mesa dos imortais”, com a escultura de bronze da cantora Maysa, do antropólogo Darcy Ribeiro e dos jornalistas João Saldanha e Antônio Callado, figuras ilustres que frequentaram a cidade e parecem conversar num bar. O local se tornou a mais nova atração turística do Centro da cidade.