Cineclube Henfil apresenta filme de animação japonês

0
411

Sessão é gratuita e acontece na próxima quarta-feira (10/09), às 19h, na Casa Digital, no Centro

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta na próxima quarta-feira (10/09) o filme “Atriz Milenar” (2001 – Japão), que integra a programação de setembro somente com títulos orientais. A sessão é gratuita e acontece às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro). O projeto da Secretaria Municipal de Cultura homenageia este mês o cinema do Velho Continente.

Com 87 minutos de duração, o longa-metragem é uma animação com direção de Satoshi Kon e disponível para todas as idades. Após o fechamento de um estúdio cinematográfico, Genya Tachibana, uma entrevistadora televisiva, localizou sua mais famosa estrela Chiyoko Fujiwara, que vive reclusa desde que deixou de atuar há mais de 30 anos. A entrevista se torna uma viagem pela história do cinema japonês com a interferência de uma chave com o poder de misturar realidade e fantasia.

A programação de setembro conta ainda com “Rapsódia em Agosto” (17/09) – filme remete ao trauma do ataque nuclear norte- americano à cidade de Nagasaki, em agosto de 1945 – e “Era Uma Vez em Tóquio” (24/09), obra que mostra o papel social do idoso. a estreia, realizada na última quarta-feira (03/09), foi apresentado “Os Sete Samurais”, considerado pela crítica especializada como um dos mais importantes filmes do cinema japonês.

O Cineclube Henfil foi reaberto em dezembro de 2012 com exibição de filmes gratuitos de grandes autores do cinema mundial. Já passaram pelas telonas do projeto clássicos de Alfred Hitchcock; Charlie Chaplin; Mazzaropi; musicais de Hollywood ("Cantando na Chuva" e "Chicago"); documentários sobre as obras de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Violeta Parra, Pablo Neruda e Graciliano Ramos; além de filmes sobre o Golpe de 64, Carlos Marighella, Luís Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, João Goulart, entre outros.​