Prefeitura e comunidade discutem plano para redução de riscos de desastres naturais

Reunião faz parte do processo de elaboração do plano, que visa identificar as áreas onde há maior possibilidade de desastres naturais e propor soluçõe

No dia seguinte ao vendaval que atingiu o litoral fluminense e causou estragos também em Maricá, membros do governo municipal e da comunidade se reuniram nesta quinta-feira (04/9) para debater o Plano Municipal de Redução de Riscos, que está sendo elaborado com recursos do Ministério das Cidades em parceria com a Organização Social Brasileira de Apoio à Vida (Osbravi). O encontro, que já estava agendado, ocorreu no campus da Universidade Severino Sombra, no Centro, e é parte do processo de elaboração do plano, que visa identificar as áreas onde há maior possibilidade de desastres naturais e propor soluções junto com a população.

A reunião teve a participação de representantes da organização social, que ouviram relatos dos presentes sobre problemas nos bairros onde moram.  Na plateia, havia integrantes da Defesa Civil Municipal e das secretarias de Trabalho e Emprego, Assistência Social e Assuntos Religiosos. De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, coronel Ricardo Nunes, as áreas que recebem maior atenção em Maricá são as que ficam próximas das lagoas, como Araçatiba e o Bairro da Amizade. Ele confirmou que existe um plano para abertura, em caso de enchente, de um canal junto à ponte da Barra de Maricá para escoamento ao mar, chamado de ‘dique fusível’.

“O mais importante é que a população saiba sempre o que fazer no caso de um desastre natural e, para isso, vamos debater com os moradores os problemas de cada bairro”, destacou o coronel, ressaltando que o plano vai direcionar os estudos e planos de contingência, atualmente em vigor com base nos efeitos das chuvas que arrasaram a Região Serrana do Rio, em janeiro de 2011.

“A tragédia naquela região foi um marco nesse setor. Depois de tudo aquilo, passou a ser cobrado um rigor maior na prevenção. Em Maricá, tivemos ainda a experiência de abril de 2010, quando houve enchente em todo o estado, inclusive aqui, onde foi necessário abrir o canal da Barra”, lembrou o subsecretário. A população pode tirar dúvidas e relatar os problemas dos bairros através dos telefones 199 ou 2637-1999.