Maricá sedia Fórum de Saúde Mental da Região Metropolitana II

Encontro foi marcado por debates e apresentações de políticas públicas que vem sendo desenvolvidas pelas prefeituras na Rede de Atenção Psicossocial

Pela primeira vez, Maricá sediou o Fórum de Saúde Mental da Região Metropolitana II, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, que contou com a presença de representantes de Itaboraí e São Gonçalo, além de autoridades municipais de Maricá. O evento, que ocorreu nesta terça-feira (02/09), na Casa Digital, no Centro da cidade, foi marcado por debates e apresentações de políticas públicas que vem sendo desenvolvidas pelas prefeituras na Rede de Atenção Psicossocial.

“Esse fórum coloca Maricá no circuito de saúde mental. Antes, não havia isso aqui. Há alguns anos, Maricá não era nem reconhecido em termos de saúde mental. Hoje, temos um trabalho que nos capacita e nos habilita em pé de igualdade com outros municípios. É muito importante para a cidade sediar esse fórum”, comemorou a coordenadora do Programa de Saúde Mental, Édna Silva, que parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica e da coordenação de Saúde Mental. “Esse trabalho tem alcançado resultados positivos na produção de cuidado e na construção da Rede de Atenção Psicossocial para que os usuários, familiares e população em geral tenham um Programa de Saúde Mental de qualidade e de referência”, acrescentou.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Spitz, demonstrou satisfação ao  iniciar o fórum e também exaltou o trabalho executado na cidade. “Receber os apoiadores do estado na saúde mental aqui em Maricá é motivo de muito orgulho. Isso mostra o avanço que a saúde mental do município teve em questão de organização e estruturação, a ponto de promover um fórum regional. O trabalho que a equipe aqui de Maricá tem feito com toda a rede é lindo, pois realmente promove a inclusão dos usuários na assistência”.

Para os representantes da Gerência Estadual de Saúde Mental – apoiadores da Região Metropolitana II e Baixada Litorânea – é através dos fóruns que se avalia a rede e as ações desenvolvidas, além de pontuar os avanços e discutir questões técnicas. “Como é sediado no município, a rede local pode participar. Aqui em Maricá, por exemplo, foram convidadas as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social”, comentou Ana Lúcia Silva. A região metropolitana II é composta pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim e Maricá.