Prefeitura e Fiperj vistoriam área em Jaconé

Técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e das secretarias municipais de Ambiente e de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária de Maricá vistoriaram nesta sexta-feira (22/08) o loteamento Jardim Jaconé, onde, segundo moradores, surgiu água por afloramento do lençol freático. O pedido da visita partiu dos próprios moradores, que identificam no fenômeno de 240 mil m² uma oportunidade para a criação artificial de camarões ou peixes.

Segundo o extensionista da Fiperj, Thiago Modesto, será feito um estudo de viabilidade técnica com mapeamento via satélite, para possível implantação de um projeto de piscicultura (peixes alimentícios ou ornamentais). O resultado do estudo deverá ficar pronto em 15 dias, aproximadamente.

De acordo com o subsecretário de Biodiversidade do município, Evandro Sathler, com a pesquisa, será possível também conferir as condições físico-químicas, como a profundidade do afloramento e o tipo de solo, além da implantação futura de um projeto de carcinicultura (criação de camarões). Sather avaliou ainda a possibilidade de uma parceria com a Fiperj. "De acordo com o resultado de viabilidade técnica, estudaremos uma parceria em que a Prefeitura de Maricá entrará com a área, que já é do município, e o financiamento. A prioridade do projeto é a produção de alimentos, visando inclusive a inclusão do peixe de água doce na merenda escolar. A Fiperj dará em contrapartida o suporte técnico e a comunidade dará a mão de obra. Um mutirão perfeito", concluiu.

Para o líder comunitário da região Henrique Alex, de 45 anos, mais conhecido como Aritana, a ideia é gerar e agregar renda para a comunidade, preservando também o patrimônio natural. "A água é doce, vindo de diversos veios. Um deles, inclusive, é aproveitado pela indústria de água mineral aqui da região. Já colocamos algumas espécies de peixes no lago, como tilápias, que se reproduziu bem. Outra espécie é a traíra, da fauna local, que é pescada com certa regularidade. Algumas são de bom tamanho", completou.