Prefeitura oferece curso de capacitação na área aeroportuária

0
1261
Curso, que começou na quarta-feira (21/08), é baseado na portaria 256/GC5, do comando da aeronáutica

Funcionários da  Prefeitura de Maricá, que trabalham em diversas áreas vinculadas às atividades do aeródromo municipal, participaram, nesta quarta-feira (20/08), da primeira aula do curso de capacitação com ênfase aeroportuária. As aulas, que ocorrerão as quartas-feiras e aos sábados, são ministradas pelo professor Cláudio Yunes, da empresa Airpry, que ganhou licitação realizada no ano passado para a execução do projeto. A capacitação dos profissionais integra o processo de reformas e adequações do complexo aeroportuário cujas operações estão interrompidas para a realização de obras. "O curso serve para orientar os funcionários a atender as demandas e o funcionamento desse equipamento, que são bastante específicas", declarou Alan Gonçalves Pinheiro, administrador do aeródromo. Depois de anos dominado por empresas instaladas irregularmente no local, o complexo foi retomado pela Prefeitura em setembro e passará por uma transformação de forma a fazer com que sirva aos interesses da população. A ação recebeu o endosso da Justiça. 

A capacitação, ministrada no Paço Municipal, terá carga horária de 40 horas/aula e é baseada na portaria 256/GC5, de 13 de maio de 2011, publicação que dispõe sobre as restrições relativas às implantações que possam afetar a segurança e a regularidade das operações aéreas. "Eles terão noção de tudo um pouco sobre aeroportos, aeródromos, helipontos e outros. O curso será uma familiarização com a portaria e as legislações, além de noções de direitos aeronáuticos", explicou Claudio Yunes, que contará com a participação também de dois instrutores para a execução das aulas. Ainda de acordo com Yunes, a turma participará de palestras, trabalhos em grupo e avaliações. 

A funcionária Priscilla Borges, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que presta serviço administrativo para o aeródromo, acredita que o curso será útil para sanar dúvidas e adquirir novos conhecimentos. "A primeira aula foi dinâmica e gostei muito. É uma boa oportunidade para aprender mais e abrir novos horizontes". Este também é o caso do vigia José Wilson de Bonfim, contratado para atuar na segurança patrimonial do aeródromo. "Quero adquirir conhecimento, espero que  as aulas tenham novidades".

Na ocasião, o presidente da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá – vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e gestora do aeroporto), Max Aguiar Alves, que também é um dos participantes do curso, declarou esperar que o momento de estudo seja proveitoso para todos. "Acredito que  poderemos formar uma bela equipe de trabalho. Estou aqui para aprender com todos vocês", disse.