"Maricá + Verde": Alunos de escola no Espraiado ajudam a replantar espécies da Mata Atlântica

Ação do "Maricá + Verde" foi realizada no Espraiado pela Secretaria Municipal de Ambiente

Mais uma ação do projeto "Maricá + Verde" foi realizada nesta terça-feira (19/8) em conjunto com a Escola Municipal Espraiado, no bairro de mesmo nome. Uma equipe da Secretaria Municipal de Ambiente e alunos do 4º e 5º anos da unidade fizeram um trabalho de manutenção, replantando 50 das cerca de 500 mudas que haviam sido plantadas entre junho e julho, nas margens do rio Caranguejo, e que não vingaram por razões naturais ou intervenção involuntária de pessoas. A área fica dentro de uma empresa engarrafadora de água mineral, que cedeu o espaço para o plantio.

Junto com os estudantes estava uma parte da equipe de direção da escola, que selecionou os que mais se destacaram. A diretora Gisely da Silva Costa revelou que a consciência ambiental é algo que já faz parte do dia a dia dos alunos. "Eles estão totalmente inseridos nesse contexto, até porque todos nasceram e moram aqui. O rio é como se fosse a praia para eles, é o lazer. Então é como cuidar da própria casa", ressaltou a diretora.

"Temos que preservar essa área, é a nossa casa", reforçou João Guilherme Monteiro de Oliveira, de 10 anos, aluno do 4º ano. Ele e os outros meninos e meninas plantaram mudas nativas da Mata Atlântica, como aroeira e ingazeiro, e também recolheram o lixo que vem da parte do rio que é frequentada pelos turistas, que procuram as cachoeiras no verão. "Lugar de lixo é no lixo", decretou ele.

O subsecretário Evandro Sathler explicou que o plantio tem um papel fundamental no aumento dos mananciais que nascem na região das serras de Maricá. "Todos sabemos como as árvores são importantes no processo de produção da água dos rios. No caso do Caranguejo, o fluxo poderá aumentar em até 30% nos próximos dez anos com o que foi plantado aqui, o que vai se refletir no futuro abastecimento da região de Ponta Negra", projeta Sathler, referindo ao sistema que vai abastecer a estação de tratamento que está sendo erguida em Bananal.

Segundo o subsecretário, uma grande ação de plantio está prevista para o próximo mês na região do Silvado, onde deverão ser plantadas aproximadamente 30 mil mudas com o mesmo propósito do que foi feito no Espraiado. "Toda essa área é como uma grande esponja que retém a água das chuvas e a processa reforçando os mananciais. No caso do Silvado, que é uma região muito castigada, vamos entrar com um trabalho forte porque as águas de lá é que abastecem a região do Centro de Maricá, que é de maior densidade urbana", explicou o professor Marcos Lacerda, que participou da ação e coordena o trabalho de educação ambiental na Secretaria Municipal de Educação.