Nando Reis abre festa da padroeira de Maricá com rock´n´roll

Cantor apresentou o show "Sei", primeiro trabalho independente sem estar vinculado a uma gravadora

O cantor Nando Reis abriu nesta quinta-feira (14/08) a primeira noite de shows em comemoração a padroeira de Maricá, Nossa Senhora do Amparo, realizada pela Igreja Matriz, com apoio da Prefeitura, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O ex-baixista do grupo Titãs emocionou o público com canções próprias, como "Por Onde Andei", e outras também de sua autoria, mas consagradas por outros cantores, como "Onde Você Mora?", sucesso na voz do Cidade Negra, e "Relicário", gravada por Cássia Eller.

Na plateia, o público vibrava com a primeira apresentação do cantor na cidade. Nando abriu o show com a música "Sou dela". Em seguida, a banda Infernais – que acompanha o cantor em suas exibições – fez um show à parte com a música "O Mundo é Bão Sebastião", com solos de guitarra similares a "Satisfaction", da inglesa The Rolling Stones.  A banda é composta por Felipe Cambraia (baixo e vocal), Diogo Gameiro (bateria e vocal), Alex Veley (teclados e vocal), Walter Villaça (guitarra e vocal) e conta com Gil Miranda e Hannah Lima no backing vocal.

Com 30 anos de carreira, Nando Reis apresentou em Maricá o show "Sei", fruto da gravação de seu primeiro trabalho independente sem estar vinculado a uma gravadora, após um intervalo de  três anos sem músicas inéditas. Com mais de uma hora de duração, o público curtiu uma sequência de grandes sucessos: "O Segundo Sol" (gravado por Cassia Eller), "Pra Você Guardei", "Por Onde Andei" e "Do Seu Lado" (gravado pela banda Jota Quest). Ao finalizar com "Marvin", o cantor levou a plateia ao delírio.

Fã do cantor, Dyanes Araújo Belmont, de 17 anos, é moradora de Cachoeira de Macacu e pela primeira vez visitou a cidade apenas para assistir o show. "Tive que chorar para minha mãe me trazer aqui hoje. Esse é o segundo show que vou dele e já tenho ingresso comprado para ir à outra apresentação no mês que vem no Rio. Mas, aqui é gratuito e permite que todos possam conferir os sucessos do Nando", declarou a jovem que começou admirar o artista por se identificar com suas composições. "Sou nova, não cheguei a acompanhar a carreira dele no Titãs. O que mais me impressiona é o poder que suas músicas têm de me envolver completamente. Ele é um grande compositor", elogious.

O show também foi especial para a moradora de Niterói, Larissa Lange, de 21 anos. "Esse é o primeiro show do Nando que tenho a oportunidade de curtir. As apresentações dele são poucas e quando têm, geralmente, são caras. Não tenho condições de pagar. A Prefeitura está de parabéns por organizar essa festa", disse. Acompanhada do namorado Fagner Soares, de 26 anos,  Larissa confessou que a música "N" embala as noites românticas do casal. "Cada música dele é especial, mexe com a alma, é muito bom ouvir pra namorar. Antes mesmo de chegar aqui, vim ouvindo o CD dele".

Quem também tem uma história de amor embalada por uma música de Nando Reis é o morador de São José do Imbassaí, Allan Anjos, de 30 anos. "Cegos do Castelo’" é a canção que o faz lembrar de sua esposa.  "Estamos juntos há 13 anos e sempre ouvíamos essa música do Titãs. Não tem como não me relembrar da época da adolescência e do início do nosso amor".

Atualmente, de acordo com o ECAD (órgão que regula os direitos autorais no Brasil), Nando é um dos dez maiores arrecadadores de direitos autorais no país. Dentre suas composições estão "É uma partida de futebol" (gravado pelo grupo mineiro Skank); "Do Seu Lado" (gravado pelo Jota Quest); e "O Segundo Sol" (gravado por Cássia Eller). Ao todo, Nando acumula a produção de nove álbuns de outros artistas, como Cássia Eller e Jorge Ben Jor e o lançamento de dez álbuns solo.

Próximas atrações

A programação continua nesta sexta-feira (15/08), feriado municipal em comemoração a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo. Na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, serão realizados shows com cantores locais. Às 21h30, o compositor e intérprete Carlinhos Soares, autor da música do "Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá", lança o CD que leva o mesmo nome da canção. E, às 23h30, será a primeira apresentação gratuita do cantor João Vitor. Com quase duas horas de duração, o show "Laços de Amor" contará um repertório composto por clássicos do samba e pagode, além de músicas próprias do cantor.

No sábado (16/08), às 17h, será o show banda católica de rock Rosa de Saron e, às 22h, é a vez da apresentação do compositor e dançarino Naldo Benny. Encerrando a programação do sábado, às 23h40, será realizado o show de rock pop do Projeto "Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá", com a participação de diversos artistas locais. No domingo (17/08), será o show do cantor sertanejo Michel Teló, que se apresentará pela primeira vez na cidade.